ATITUDE
- Edição 75 - Ago/2008
Jean Massumi

Drenagem Linfática

Várias pessoas me abordam perguntando se faço drenagem linfática.Minha resposta é sempre :"para qual finalidade?" Quando me falam de objetivos estéticos, complemento com uma negativa.
Infelizmente algumas pessoas buscam soluções milagrosas para determinados problemas.E em um mundo onde damos um valor enorme para a forma física, gordurinhas a mais podem se tornar um gigantesco problema. Associou-se a perda de líquidos acumulados depois de uma sessão de drenagem linfática à uma perda de medidas ou perda de gordura. Mas esse não e o propósito dessa modalidade. A drenagem foi criada e aperfeiçoada para ajudar nos inchaços, edemas, alguns problemas de circulação linfática. Fundamental em vários pós-cirúrgicos. Mas não destrói células de gordura gente!!!

Existem inclusive outras formas de massagem com fins estéticos, mas não me perguntem da eficácia, pois desconheço o modo e os cosméticos utilizados.Por questão de uma preferência pessoal, sempre trabalho com produtos naturais quando pratico a drenagem, como óleos carreadores vegetais e óleos essenciais. E afirmo categoricamente que nenhuma máquina substitui a mão humana.

Uma outra pergunta também é muito freqüente: "o que faço para emagrecer?" Digo o seguinte: emagrecer é matemática: se você come mais do que gasta, engorda; se e você gasta mais do que come, emagrece! E, aproximadamente, 8000 calorias extras geram 1kg a mais na balança. Para perder esse quilinho, é o mesmo processo inversamente.

Se fosse fácil, até eu seria magrinho...

Por Jean Massumi - Massoterapeuta

Rua Joaquim Távora, 1398. Tel. 11 5908-0121 jmhara@uol.com.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019