ATITUDE
- Edição 73 - Jun/2008
Lara Freitas

Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz

Mais um passo para uma Vila Mariana Sustentável. Em plena semana do meio ambiente, o Ecobairro, o Jornal Pedaço da Vila e a Subprefeitura da Vila Mariana articulam a implantação do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz em nosso bairro.

Este Conselho é uma iniciativa de uma Portaria Intersecretarial da Prefeitura de São Paulo envolvendo as seguintes Secretarias: Verde e do Meio Ambiente, Coordenação das Subprefeituras, Participação e Parcerias e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Será um Conselho que atuará no âmbito de cada subprefeitura, com caráter participativo e consultivo.

Dentre as várias atribuições destacamos que ele colaborará na formulação da Política Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, por meio de recomendações e proposições de planos, programas e projetos ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES, com as demais Secretarias já citadas e promover ações conjuntas com outros Conselhos que atuem na região das Subprefeituras correspondentes.

O Conselho terá a seguinte composição: 08 (oito) representantes e até 08 (oito) suplentes eleitos entre cidadãos maiores de 16 (dezesseis) anos que residam ou trabalhem na área de abrangência da respectiva Subprefeitura; 04 (quatro) representantes das Secretarias respectivas. Outras Secretarias poderão formalizar a indicação de 01 (um) representante, desde que o número dos representantes do executivo não ultrapasse a 08 (oito), garantindo assim o critério de paridade, tão útil na democracia participativa, um princípio da cultura de paz.

Os Conselheiros serão escolhidos pelos cidadãos, eleitos em conferências regionais, a ser organizada por cada Subprefeitura e as demais Secretarias da Portaria e não serão remunerados.

Esta é uma oportunidade para implantarmos uma gestão local de forma participativa e no espírito da cultura de paz.

Temos bons vizinhos em nossa Subprefeitura: o ConPAZ – Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a UMAPAZ – Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz da Secretaria do Verde no Parque Ibirapuera, que apóiam essa iniciativa.

Você leitor do Pedaço que quiser participar do Conselho, envie um e-mail para o ecobairrovilamariana@terra.com.br dizendo: quero participar do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Vila Mariana.

As Nações Unidas apóia o Ecobairro porque estamos comprometidos com as Décadas Internacionais de Cultura de Paz (2001 a 2010) e de Educação para um Desenvolvimento Sustentável (2005 a 2014). Temos o compromisso de evocar a responsabilidade global em ações locais, e isto depende de todos nós.

Participe e viva um bairro sustentável!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019