UMAS E OUTRAS
- Edição 72 - Mai/2008
Denise Delfim

Dono do Mundo

Uma viagem pelas maravilhas do mundo, eis o próximo desafio do mochileiro Daniel Thompson - que mora na rua Morgado de Mateus. Contratado recentemente como colunista pelo portal do IG, o turismólogo irá percorrer os cinco continentes e relatar semanalmente, durante 7 meses, os dados históricos, culturais e suas impressões sobre os monumentos. A viagem tem início dia 31 de maio e a primeira escala será o antigo palácio de monarcas islâmicos, o Alhambra, em Granada, na Espanha.

Daniel sempre gostou muito de viajar, era comum que fizesse excursões com a família pelo Brasil. Em 2001 inaugurou a seqüência de viagens com o "mochilão" nas costas. "Fui com uns amigos a Fortaleza e lá a paixão apareceu". Resolveu vender o carro para que pudesse estudar línguas e conhecer o exterior. As primeiras paradas foram Madri e Londres onde, de um cybercafé, fez a inscrição para o vestibular: estava decidido a estudar turismo. Estagiou na secretaria de turismo do estado, na Vasp, Embratur, até chegar à TAM onde tinha descontos em passagens. "Aproveitei muito esta época e cada vez mais apaixonado por viajar".

Saído da TAM, Daniel foi à Nova Zelândia e de lá voltaria com o projeto da viagem pelas maravilhas. Não sabia ao certo como começar e para isso contou com a ajuda de amigos. Planejamento feito, encaminhou o projeto ao IG, que abraçou a idéia. A escolha pela rota perfeita deu-se em função de aspectos como datas de festas e eventos mundiais, análise de temperatura e estações, que o levaram ao sentido oeste-leste, sendo a Europa o primeiro abrigo. "O planejamento é fundamental, sonhar com a viagem é interessante, no entanto, é importante deixar as "rédeas frouxas" para que a viagem mude de rumo, se necessário, naturalmente", contou o aventureiro.

Muito embora o concurso das novas maravilhas tenha selecionado sete locais, Daniel optou pelos primeiros 21: "O objetivo é visitar cada uma das 21 candidatas para mostrar seus valores culturais e históricos independentemente da colocação." Alguns dos destinos certos que constam no calendário são: Stonehenge, na Inglaterra – o mítico círculo de pedra, Torre Eiffel, Kremlin e a impressionante Pirâmide de Giza, de todas as pirâmides egípcias a mais resistente às intempéries naturais.

Como colunista exclusivo do portal IG, Daniel irá relatar semanalmente a viagem: "A coluna sai todas as terças-feiras e farei um resumo das coisas mais significativas da viagem". No site, www.mochileirodasmaravilhas.com.br , pretende contar, com muitas fotos e dicas para quem gosta de viajar pelo mundo: "O site estará no ar ainda este mês", informa.

O quarto de Daniel reflete sua paixão: nas paredes, mapas que mostram os lugares que já conheceu e sinais da próxima aventura. Ele está feliz da vida e em contagem regressiva para colocar a mochila nas costas e seguir a realização de seu sonho – No livro recém-lançado do historiador Kenneth Light (A Viagem Marítima da Família Real, ed. Zahar), ele conta que o primeiro Daniel Thompson, Capitão-de-Mar-e-Guerra desde 1807, veio para o Brasil na frota que trouxe D. João VI para o Brasil.

Para a vizinhança, ele autorizou um link do seu site no www.pedacodavila.com.br, e prometeu, quando voltar à Vila, assinar uma seção especial do Cidadão do Mundo. Para acompanhar as aventuras de Daniel, acesse http://turismo.ig.com.br – Mochileiro das Maravilhas e boa viagem!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018