ATITUDE
- Edição 69 - Fev/2008
Jean Massumi

Resoluções de Ano-Novo

Ao longo da vida, nunca acreditei nessa coisa de fazer promessa de Ano-Novo. Eu achava hipócrita demais prometer justo nesse dia. Mas depois comecei a fazer por brincadeira e foi dando certo. Já emagreci, já malhei, já parei de fumar.. De todas, a que eu mais estou sentindo dificuldade em cumprir é o de encarar de frente os meus medos.

De acordo com a medicina chinesa, o medo é um sentimento comandado pelo rim e que por sua vez pertence ao elemento água. Mas é um sentimento inato do qual dependemos para nossa sobrevivência.

Em determinado momento da vida, para determinadas pessoas, o medo sai do controle e passa a dominar as mais diversas situações, evoluindo ao ponto de incapacitar uma ação.

Comecei a pensar nisso e tentar achar uma saída. Verifiquei que de fato o medo é o grande oposto do mais nobre sentimento. Se perguntam: Qual o oposto do amor?

A maioria das pessoas diz: o ódio. Eu já acho que é o medo. Pois o medo impossibilita a entrega, a caridade, nos tira a paz e em muitos casos nos isola em círculos de egoísmo. Se Deus é amor, o medo nos afasta Dele. Alguém conhece outra solução?

Que 2008 seja um ano de amor...

 

Jean Massumi é massoterapeuta

Rua Joaquim Távora, 1398. Tel. 59080121 jmhara@uol.com.br

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019