ATITUDE
- Edição 66 - Out/2007
Jean Massumi

Massagem em Gestantes

"Uma gestante se reconhece pelas costas, não é preciso olhar a barriga". Esse é um ditado popular que reflete bem as mudanças ocorridas no corpo da mulher durante a gravidez. Há mudanças no jeito de andar, na postura e, principalmente, no aspecto emocional.

Tudo isso graças a uma intensa e veloz transformação que gera dentre outras coisinhas, deslocamento do centro gravitacional do corpo, acentuação de curvaturas na coluna, cansaço muscular em regiões localizadas, inchaços etc... A massagem é uma ótima aliada para contornar alguns desses incômodos, porém aqui no consultório atendo somente a partir do 4o mês de gestação. Meu mestre ensinou que é quando o feto está mais forte e fixo no corpo da mulher.

Dentre as reclamações, sem dúvida, a campeã é a dor lombar. Para uma boa massagem nessa região devemos estar atentos à posição. Por questões anatômicas a gestante deve deitar de lado. A perna em contato com o colchão deve permanecer esticada. A outra perna levemente flexionada e calçada por travesseiros (na parte interna da coxa) até chegar numa altura confortável. Na cabeça, um travesseiro que permita uma continuidade da linha da coluna, sem formar ângulos (nem para cima, nem para baixo). O braço em contato com o colchão, flexionado para a frente (pode apoiar a mão sob a cabeça). O outro braço relaxado.

Nessa posição temos uma boa área de trabalho, com as costas livres. Se a gestante estiver deitada sobre o lado direito do corpo, faça a massagem no lado esquerdo e vice-versa. Comece com movimentos semi-circulares (sem apertar nas vértebras) deslizando os dedos, depois com um pouco de pressão. Nos grossos músculos lombares pode-se aumentar a pressão sempre perguntando e observando se é uma pressão agradável. Pode-se usar cremes durante a massagem.

No próximo mês, continuarei esse tema, com dicas para ombros e pernas.

Muito obrigado e até a próxima!!!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019