ATITUDE
- Edição 56 - Nov/2006
Jean Massumi

Cansaço nas pernas

Queridos leitores, este mês falarei de um problema que atinge muitas pessoas, especialmente do sexo feminino: cansaço nas pernas. Pessoas que trabalham muito em pé, gordinhos, magrinhos ou atletas... Não importa!!! Muita gente sofre com isso. O que eu vou tentar passar para vocês é uma massagem muito antiga que merece uma ilustração histórica: o Ponto Sanri.

Antigamente, as pessoas eram obrigadas a andar bastante. Não existia transporte público e nem todo mundo tinha a sorte de possuir um cavalo.Longas caminhadas eram frequentemente realizadas. Sanri é o nome de uma medida que equivale a aproximadamente 12 km. Então depois de percorrida essa distância, as pessoas paravam um pouco e massageavam essa região. Esse ponto ganhou muita importância como antídoto para males do cansaço e falta de energia. Algumas pessoas costumavam fazer moxabustão (queima da erva artemisia) nesse ponto.

Na acupuntura e shiatsu ele é muito utlizado. Basta pressionar com o polegar, por aproximadamente 7 segundos. E repetir até que sinta alívio (frequentemente é dolorido).
Depois é só seguir uma linha até o tornozelo, pressionando moderadamente. Experimentem! Obrigado pessoal!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019