ATITUDE
- Edição 64 - Ago/2007
Denise Delfim

A travessia do Albatroz

 

A jornalista com doutorado em História, Marcia Camargos lançou "A Travessia do Albatroz", romance escrito a partir do depoimento de um exilado iraniano que mora no Brasil. Ele conheceu a escritora que se interessou por sua história e que, para preservar a segurança do depoente, acabou fazendo um romance biográfico, no qual aparecem personagens reais e imaginários. O nome do exilado ganhou o pseudônimo de Kurosh Majidi.

A obra é ilustrada com 26 fotografias de ruínas históricas da antiga Pérsia, personagens do povo e cenas do Irã atual, o que torna a trama ainda mais realista. Na fuga pelas cidades, lugarejos e montanhas geladas, Kurosh passa por cidades históricas milenares como Persépolis e Pasárgada.

A autora não se contentou em contar o drama avassalador de Kurosh e foi mais além, ao pesquisar a história da antiga Pérsia, percorrer seus monumentos e colocar o leitor frente a frente com uma indagação advinda de sua própria perplexidade: o que fez com que a grande pátria de Dario e Xerxes se transformasse numa república islâmica fundamentalista?

A TRAVESSIA DO ALBATROZ – Amor e fuga no Irã dos aiatolás, de Marcia Camargos. Editora: Geração Editorial (296 páginas) Quanto: R$ 39,90.


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019