ATITUDE
- Edição 62 - Jun/2007
Jean Massumi

O Frio voltou com Tudo...

Saudações leitores do Pedaço da Vila. Parece que esse inverno promete... Vocês já repararam como nossas dores aumentam no frio? Aqui no consultório, pelo menos, há muito mais casos "emergenciais" nesta época do ano. Ficamos encolhidos, mais quietos, encurtados o tempo todo. Tenho a impressão de que a tensão corporal se potencializa no inverno.Gostaria de dar algumas dicas para evitarmos algumas dores, baseado nas casos dos meus pacientes que recebo diariamente:

1º) Superficies geladas: Muita gente sai em busca de sol pela manhã, nas praças e parques, sentam-se em bancos de pedra frios e na hora de levantar dão aquela "travada". Procurem colocar algo forrando o banco ou em qualquer assento muito frio (até jornal vale!), para proteger uma região percorrida pelo nervo ciático.O mesmo vale para o piso frio do banheiro na hora do banho. Procurem ir de chinelo até a porta do box.

2º) "Corrente de ar": Verifiquem ao trocarem de roupa e ao deitar se existe alguma janela aberta. Esse choque térmico causado pelo vento pode estagnar a energia em alguns meridianos e gerar bastante desconforto, principalmente lombar e o famoso torcicolo.

3º) Exercícios: Antes de sair da cama (com o corpo ainda quente) procurem alongar algumas partes do corpo antes de iniciar as atividades do dia-a-dia..Comecem devagar, dando ênfase àqueles lugares chamados "pontos fracos". Além de preparar o corpo, esses exercícios vão tirar aquela sonolência típica destes dias dando mais ânimo e disposição. E como é difícil sair da cama nesse frio... Ah! Gostaria de agradecer o apoio de todos os leitores que vieram conferir de perto nosso trabalho junto aos deficientes visuais. Obrigado pela grande presença!!! Até a próxima!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019