DICAS E DELÍCIAS
10/12/2019 - Edição 199 - /
Maria Helena Serrano

Comer com os olhos?
Tenho pensado como seria o mundo da gastronomia sem as redes sociais. Sem as lindas fotos das comidas que e nos convidam a ter fome.
Os restaurantes são os lugares que vamos para nos alimentar, comemorar ou ainda para apenas degustar as delicias do cardápio. Hoje, antes de escolhermos um restaurante, damos uma olhada no Instagram, Google ou Facebook para tirar informações e ver as inúmeras fotos — se elas forem apetitosas e se as críticas forem boas, tomamos coragem e vamos gastar nosso dinheiro lá... 
Quase sempre procuro publicar fotos de pratos do meu bistrô ou mesmo das comidas que faço em casa ou até quando vou a um restaurante. Me relaciono com o mundo virtual através de belas fotos de comidas. Eu posso, pois tenho uma desculpa: trabalho na área e devo publicar... 
A culinária é uma arte e sendo assim, demanda um tempo de preparo, de concepção, de elaboração para que seja deleitada. Mas, ao mesmo tempo, na foto ela fica efêmera e até simplificada, publicada instantaneamente para ser exibida nas redes sociais. É uma realidade dos nossos tempos, a tecnologia nos seduz e nos aproxima —mesmo assim, temos que perceber as contradições que isso gera. 
Nenhuma bela foto ou um post pode substituir o perfume de um prato de comida fumegante saindo da cozinha para a mesa. Será que essas belas fotos podem substituir o desejo de comer bem?  Será que podem nos indicar o nosso gosto ou ainda os nossos desejos?  Primeiro temos que ser convencidos pelas fotos que os produtos são bons, afinal somos seres visuais, só depois vem o olfato e o paladar. 
Será que o gosto está sendo padronizado pela cultura das redes sociais que são momentâneas?
Vou dar um exemplo: meu bolo de mel da ilha da madeira, que produzo há 25 anos é uma receita de uma senhora portuguesa. Ele tem muitas especiarias e perfumes (mel, melado, açúcar mascavo, nozes, frutas secas e vinho tipo madeira...) um bolo rico e cheio de sabores e saberes. Uso a mesma receita há 25 anos, só mudo e a embalagem, pois os clientes sempre pedem! O visual valoriza o produto e só!
Este mês vou dar uma receita de um molho de saladas que adoro!
 
Molho de salada especial
NGREDIENTES: 2 colheres de sopa de Mostarda francesa a l’áncienne (com grãos), 1 colher de sopa de mel, 1/2 xícara de suco de limão, 2 xícaras de azeite de oliva extra virgem, 1/2 xícara de água filtrada e estragão fresco picado. 
MODE DE FAZER: Misture o mel com a mostarda e coloque o restante dos ingredientes, mexendo com um fouet (batedor de arame). Não coloco sal, porque já temos o sal natural dos ingredientes.

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2020