UMAS E OUTRAS
06/11/2019 - Edição 198 - /
Da Redação

Lição de Casa
O RenovaBR, organização sem fins lucrativos que prepara novas lideranças do país inteiro de diversos partidos e com diferentes ideias para entrar na política, agitou o bairro e os moradores com ações que envolveram a comunidade e muitos voluntários. 
No dia 5, sábado, 1.400 alunos da RenovarBr criaram ações de cidadania nas 445 cidades do Brasil, Na Vila Mariana, quatro alunos fizeram as suas ‘”lições de casa”, envolvendo inúmeros moradores e voluntários.
A aluna Cidinha Raiz — candidata à senadora na eleição passada (PMDB) e moradora da Rua José Antônio Coelho — fez sua ação na Rua Mário Cardim. Os moradores contaram com a limpeza e pintura nos muros, realizada por famosos grafiteiros da cidade, além de uma roda de conversa, aula de Floorbaal e a revitalização do espaço de lazer da comunidade. “Infelizmente tivemos poucos participantes, pois no dia anterior houve uma ação policial na comunidade que deixou moradores receosos. Foi preciso muita conversa para que poucas crianças participassem da atividade, exaustivamente negociada com as lideranças locais”, explicou Cidinha, que agradeceu aos voluntários que participaram da atividade. “Pensar o meio ambiente e quem nele habita é dever do poder público e da sociedade”, ressalta. 
Já na Av. Dr. Altino Arantes, a aluna Cida Rorato conscientizou a vizinhança do seu condomínio a não jogarem óleo no ralo da pia ou vaso sanitário, mostrando a importância de colocar o óleo usado em garrafas pets ou vidro para disponibilizá-lo para reciclagem. “Conversei com muitos moradores, anexei informativo nos elevadores, na portaria e, também, disponibilizei flyers para serem entregues aos moradores com protocolo de recebimento. Foi muito gratificante o retorno. Agora, eu e voluntários estamos conversando com síndicos de outros prédios residenciais para replicar esse projeto”, informa.  
Marcella Baldoni, moradora da Rua Vergueiro,
realizou uma ação social na Vila Gumercindo com psicólogas voluntárias que atenderam a 150 crianças da EMEI Prof. Therezinha Petan. “É um projeto piloto, um desejo meu de ver psicólogos em creches e escolas públicas de São Paulo”, explica. Diante das demandas apontadas na ocasião, o projeto, intitulado Psicologia na Escola, canalizou esforços para reduzir o nível de agressividade entre as crianças. “Além de mim, voluntárias e a escola desenvolveram um plano de ação com diversas atividades sob à luz da psicologia, para reflexão e tomada de ações sobre o tema, com o único objetivo: promover nas crianças a transmutação dos sentimentos momentâneos de raiva, frustração e agressividade em imediata reflexão e atitude de que o respeito pelo colega é a melhor opção a se escolher”, explicou.
Já nosso subprefeito Fabrício Cobra Arbex, em conjunto com outra aluna da RenovaBR, Lígia Jalantonio, responsável pelo movimento Ocupa Baby, escolheu a Praça Dorina Nowill, na Rua Agostinho Rodrigues Filho. A atividade reuniu cerca de 200 pessoas “Revitalizamos a Praça Dorina Nowill, na Vila Clementino. Os bancos foram pintados, o muro ganhou grafites, as mesas receberam mosaicos. Além disso, implementamos uma horta com temperos e hortaliças, plantamos a grama, inserimos a litopuntura e consertamos os brinquedos. A praça está limpa e bem cuidada — tudo isso feito com o apoio dos moradores, que agora vão poder desfrutar desse espaço com segurança e pertencimento”, explicou Fabrício. Ligia explica que a ação veio de encontro a um projeto que ela desenvolve há 4 anos. O exercício proposto pelo RenovaBR foi de encontro ao trabalho que venho desenvolvendo  o Ocupababy — que incentiva as famílias a ocuparem os espaços com as crianças.  E para mim era fundamental que a ação incluísse a participação das crianças: elas limparam a praça, pintaram o muro, plantaram na horta, vivenciaram todas as etapas da revitalização da praça, ocuparam de verdade o espaço público”, comemora.
Todas as atividades foram voluntárias em prol da comunidade sob a responsabilidade dos alunos do RenovaBR Cidades e mostrou que há muita gente querendo colocar a mão na massa para trazer à cidade mais qualidade de vida e gentileza.”O poder da mobilização é impressionante”, constatou Fabrício. “Com pequenos gestos, podemos contribuir muito para a nossa cidade e meio ambiente”, conclui Cida Rorato.
 

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019