DICAS E DELÍCIAS
07/10/2019 - Edição 194 - Jul/2019
Maria Helena Serrano

Calor nos dias de inverno

Eo inverno chegou.. O que fazer para nos aquecermos? 

Além de cobertores, sopas, vinhos, quentão e comidas bem calóricas... gosto muito do calor humano, dos encontros e de música ao vivo! Nestes últimos dias andei por muitos lugares de cultura e arte, onde encontrei amigos e boa comida — ela, sempre presente! Tudo isso aquece o coração, o corpo e o espírito. 

Fui à uma abertura de uma exposição maravilhosa do meu amigo e designer Alexandre Wollner, no Museu da Casa Brasileira; um dia depois, estive no Instituto Juca de Cultura, em Pinheiros, um lugar muito especial, sem placa de localização do lado de fora, mas que, dentro, descobrimos alguns tesouros: música ao vivo, pessoas lindas e comida caseira deliciosa. Muitos que lá frequentam são clientes-amigos do meu café e das noites musicais que acontecem há mais de 3 anos, aqui. Ver algo muito parecido com o que faço trouxe-me muita alegria e aprendizado. 

O Instituto, sem fins lucrativos, apenas cobra o cachê dos músicos, mas no preço está incluso um jantar delicioso, onde você se serve de sopas (normal e vegana) e, depois, de uma canjica deliciosa —  devorei tudo. Depois do show e do jantar, acontecem saraus, músicos incríveis que frequentam a casa e dão canjas — que não são de galinha!

Voltei do passeio com o coração aquecido e com a sensação de estar no lugar certo na hora certa. Foi um belo domingo de inverno, conversas boas, excelente música e comida então deliciosa que me inspiraram a dar as duas receitas daquela noite: sopa de mandioca (tipo um caldo verde) e canjica; ambas feitas pelo Paulo, o dono da casa, que também cozinha e que me recebeu generosamente de braços abertos. 

Obrigada Paulo do Instituto Juca de cultura, aprendi muito com você!

Caldo de Mandioca

INGREDIENTES: 1 cebola picada, 2 dentes de alhos picadinhos, 2 colheres de sopa de azeite, 1 kg de mandioca cozida, cheiro verde, 2 litros de caldo de legumes, 6 folhas médias de couve cortada em tiras. Sal a gosto.

MODO DE FAZER: cozinhar a mandioca na panela de pressão por 20 min. Refogar no azeite a cebola e o alho, colocar a mandioca cozida, o caldo de legumes e cozinhar até que fique cremoso, sempre mexendo com uma colher de pau para não pegar no fundo da panela e colocar no final a couve em tiras bem finas.

Canjica Doce

INGREDIENTES: 250 g de canjica de milho de molho por algumas horas/2 xic de açúcar/1 xic de coco ralado/1 litro de leite/canela em pau. 

MODO DE FAZER: Cozinhar a canjica na panela de pressão por 25 minutos ou até que fique cozida. Colocar o leite e o restante dos ingredientes, cozinhar em fogo brando sempre mexendo com uma colher de pau, até que fique cremosa.

 

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019