ATITUDE
- Edição 61 - Mai/2007
Paullo Santos

Vila Mariana levanta a bandeira da Paz e Cultura

A festa de comemoração dos 80 anos do Instituto Biológico, no final de março, foi um momento de grande alegria para o projeto Ecobairro. O dia foi de rara beleza, com a participação da comunidade e de autoridades. Durante a cerimônia, hasteamos a bandeira da Paz e Cultura, símbolo do Pacto Internacional de Paz e Cultura assinado em 1935 por 22 países - incluindo o Brasil – e por diversas entidades em todo o mundo. Erguer ao céu esta bandeira marca um sentimento de esperança e de trabalho para quem deseja viver num mundo mais humano, justo e harmonioso. Cultura de paz e educação para o desenvolvimento sustentável são os valores essenciais que norteiam todas as ações do Ecobairro.

Quem esteve presente à festa também teve a oportunidade de medir sua pegada ecológica, ou seja, o pedaço do planeta necessário para atender o estilo de vida de uma pessoa.

Inspirado no movimento das ecovilas (comunidades que vêm mostrando ao mundo inteiro que é possível viver em equilíbrio com a natureza), o Ecobairro repousa seus princípios na idéia de que só haverá um mundo sustentável quando pudermos respeitar e entender nosso meio ambiente. Por isso, é fundamental trazer para o eixo urbano o modo de vida dessas ecovilas. Bairro a bairro, o que queremos é incentivar hábitos e atitudes saudáveis aos moradores e à natureza.

A Vila Mariana foi escolhida como local para nosso primeiro projeto-piloto. Além de ser um bairro estratégico geograficamente, por ficar no coração da cidade, ele abriga nossa sede, a Casa Urusvati, que será o ponto central para irradiar frutos por todo o bairro. Lá funcionam várias atividades ligadas a Educação, Saúde, Cultura e Espiritualidade, num verdadeiro colorido de expressões e paz. Um dos exemplos é a nova guarita da rua,

que está sendo erguida dentro de padrões da construção sustentável, e a preparação para a implantação da primeira calçada verde do bairro. Além disso, estamos dotando a Casa Urusvati de parâmetros sustentáveis, empregando a máxima Gandhiana: "devemos ser o que queremos ver no mundo".

A Rede Mundial das Ecovilas (GEN), sediada na Escócia, é parceira do Ecobairro e hoje transmite a experiência dessas comunidades através da Educação Gaia, um currículo que aborda o desenvolvimento sustentável sob quatro aspectos: visão de mundo, ecológico, econômico e social.

Em parceria com a UMAPAZ – Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, no Parque Ibirapuera, e com o projeto Ecovila São Paulo, o Ecobairro está trazendo essa capacitação para o Brasil pelo segundo ano consecutivo. Em 2006, 85 pessoas foram certificadas como "designer de comunidades sustentáveis" e, em 2007, outras 101 pessoas (que iniciaram o curso dia 14 de abril) devem terminar o ano com o coração refeito pela possibilidade de transformar São Paulo numa cidade mais sustentável.

Parabéns Instituto Biológico por fazer parte na construção de uma cultura de paz, e nosso muito obrigado ao Pedaço da Vila por mais essa iniciativa.

Se você ainda não conhece, venha fazer uma visita ao Ecobairro! Anote nosso endereço: Casa Urusvati, Rua Dr. Luiz Avedo Filho, 38 – Vila Clementino, tel. (11) 2578-7254. Para saber mais sobre o projeto, consulte o site www.ecobairro.org.br.


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019