UMAS E OUTRAS
10/09/2019 - Edição 196 - Ago/2019
Denise Delfim

Nova unidade
A pirâmide localizada no número 820 da Av. Conselheiro Rodrigues Alves começou a ser retirada para dar lugar à unidade do IBCC Oncologia, com previsão para ser concluída em janeiro de 2020. 
A ampliação do IBCC no bairro irá contemplar o atendimento oncológico ambulatorial nas especialidades de Oncologia Clínica, Urologia, Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Mastologia, Dermatologia e Tumores Cutâneos, além de especialidades de apoio que envolvem o cirúrgico ambulatorial e outros Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (SADT).
O arquiteto responsável pela pirâmide da Men Sana, que durante 3 décadas ilustrou a avenida, Chico Segnini, recorda-se de quando foi chamado para realizar um sonho de Dr. Frei Albino Aresi, o parapsicólogo fundador da clínica, falecido em 1988. “Fui chamado pela direção da Clínica Mens Sana em 1992 para elaborar o projeto de uma capela na forma de uma pirâmide de vidro, no recuo frontal do edifício sede da clínica. Fui recomendado como arquiteto pelo Padre Cherubin, membro do grupo dirigente dos hospitais São Camilo, com quem já havia trabalhado”, conta.
A capela em forma piramidal tinha significado para a clínica no processo de tratamento de distúrbios psicossomáticos, foco das atividades da instituição. “A elaboração desse projeto não foi fácil em função do acúmulo de calor sob a cobertura de vidro e, além disso, piramidal. Para tanto foi criado um processo de ventilação no topo da cobertura com a função sugar o ar quente, tal como funciona uma chaminé”, explica Segnini. 
O acesso à capela era feito a partir do hall de entrada da clínica e, para não devassar as atividades, foi proposto um painel de alvenaria com dupla função: proteger as atividades da capela e, ao mesmo tempo, ser fundo para o altar de celebração religiosa. “Esse painel deveria ter uma pintura de cunho religioso para impactar o acesso. Para tanto foi chamado para elaboração dessa pintura o pintor Claudio Pastro, considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo e reconhecido, tanto nacional como internacionalmente nesta área”. Claudio Pastro é especializado em arte-sacra tendo suas obras baseadas no Concílio Ecumênico Vaticano II. 
Segundo a assessoria de imprensa do IBCC, a direção até tentou convencer os arquitetos e engenheiros a preservarem a pirâmide e a capela, o que foi impossível, já que o local será destinado àentrada e saída de ambulâncias.
 A diretora executiva do IBCC, Joyce Romanelli, informa que a nova Unidade da Vila Mariana representa a boa gestão em saúde realizada pelo IBCC, que permite a ampliação num momento de crise no país. “O IBCC Oncologia vive um momento de expansão de seus serviços que reforça sua visão de expandir e ofertar serviços no país e ser reconhecida como uma rede oncológica pela solução completa e sua atuação na assistência, ensino e pes-quisa”. A Unidade é 100% destinada a filantropia, com capacidade de realizar em torno de 7 mil consultas oncológicas por mês. Informações na Unidade da Mooca: (11) 3474-4222.
 

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019