MEMÓRIAS DA VILA
09/07/2019 - Edição 194 - Jul/2019
Cacá Bloise

QUEM VAI TIRAR O LEVY DA CADEIA?
Festas juninas na Vila Mariana... Noites frias, balões, fogueiras, docinhos, pipoca, quentão, meninas de saia rodada, meninos de chapéu de palha e muita música boa. O Levy só não contava com a cadeia. Kkkkkkk 
Assim era na Rua Bagé: os vizinhos Seu Mané, o Seu Ivo e Dr. Tolosa, o Sr Rui, o Dr. Cecilio, Dona Ruth, Dona Edith, Dr José Emery, Dr. José Mannis, a Dona Leonilda e tantas outras pessoas incríveis fechavam a rua e faziam festas juninas de parar o bairro. Vinha gente de todo lado. 
A molecada enlouquecia e ajudava em todos os preparativos; fazia a fogueira, as bandeirinhas, balões, barraquinhas e fogos. Ahhhh! Lógico que tinha a tal da “cadeia”. As meninas prendiam os meninos e, para soltá-los, alguém tinha que pagar uma “prenda”, senão o “meliante junino” ficava preso até o fim da festa. 
Uma das meninas da Vila Mariana prendeu o Levy e todo mundo ficou sabendo. Ele virou a atração da Festa Junina. Todo mundo passava para olhar, mas ninguém pagava a prenda. Kkkkkkkk.  Tivemos que fazer uma vaquinha entre os amigos para tirar o Levy de lá, senão ele perderia a festa. Saímos pedindo dinheiro para comprar a prenda. Conseguimos depois de boas conversas. 
A menina que prendeu ele sumiu. kkkkkkkk
Tudo era pretexto para uma Festa Junina. Nos preparávamos por dias para estarmos vestidos de caipira para dançar a “quadrilha” ou tocar as músicas juninas com a nossa banda.
A Vila Mariana sempre teve grandes festas, nas ruas, nas vilas e nos colégios. Festas juninas famosas foram as do Colégio Cristo Rei, do Arquidiocesano, do Liceu Pasteur, do Rosário e de tantas outras escolas do nosso bairro.
As memórias são todas muito maravilhosas. Inícios de namoros, beijos escondidos, gulodices especiais feitas pelas mães doceiras, pé de moleque, paçoca, quentão, vinho quente, pipoca e muita “bombinha” e rojões. Momentos inesquecíveis de um tempo absolutamente brilhante das nossas vidas. Hoje, quando converso com o Levy sobre as festas juninas da nossa infância e juventude, ele até tem saudades de ficar preso naquelas condições tão especiais.
Este mês de Junho de 2019 será muito especial para a nossa Vila Mariana Junina.Teremos muitas festas e muitas histórias para contar no futuro e quem sabe ter um “prisioneiro como o Levy”, mas,que será solto por uma menina apaixonada, né? Boas Festas Juninas para todos. Acende a fogueira no meu coração!

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019