ATITUDE
21/02/2019 - Edição 190 - Fev/2019
Clínica Mental Sênior

Que tal um desafio?
Por Viviane Letayf
 
Vamos projetar a sua vida daqui a 30/35 anos? O exercício é simples, vamos imaginar que se pode acelerar a vida, como nos filmes, e que o tempo possa passar em um piscar de olhos. Que o amanhã não seja mais questão de horas, e, sim, que signifique um período de 30 anos. Onde você estaria? O que estaria fazendo? Qual seria sua relação com seu corpo? Do que sentiria saudades? O que te faria rir? Quais seriam suas preocupações? O que o faria feliz? O que você ainda esperaria da vida? Quais seriam seus sonhos? 
 
Você, jovem que está lendo esse texto hoje, nessa altura, dentro de três décadas, estará entre os 64 milhões de idosos que se estima para a população brasileira no futuro. A longevidade hoje é um fato, a expectativa de vida média do brasileiro aumentou consideravelmente nas últimas décadas, e pensar em um futuro longevo não é mais um exercício utópico ou mero otimismo, é ser realista e, por isso, responsável com o que se anuncia. 
 
Por muito tempo nós fomos – e talvez ainda somos – confrontados com uma perspectiva negativa do envelhecer. Dentro de uma sociedade que preconiza de maneira narcisista a beleza do corpo, que se guia através do considerado produtivo e dinâmico. O que se tem é por um lado, a busca incessante pela juventude e, por outro, a negação e invisibilização do processo de envelhecimento. 
 
Nosso desafio e propósito são substituir esses estereótipos e desmistificar a velhice; nossa solução é reinventar as possibilidades que se colocam nessa altura da vida. A terceira idade deve ser encarada como uma etapa plena da vida e não como o prelúdio consternado do fim.  
 
Envelhecer com qualidade é conservar a dignidade de um tempo repleto de experiências prazerosas, com significados profundos proporcionados pelo exercício do conhecimento de si e dos outros, pelas trocas e afetos. Com cuidado com a saúde e inseridos em seu meio, os anos dessa fase da vida podem ser uma experiência enriquecedora.
 
Nós, da Mental Sênior, temos o compromisso de colocar no horizonte o envelhecer com saúde, participação e segurança através de uma nova cultura de cuidar, em que a família e todos os envolvidos construam um sentimento de comunidade e pertença à uma rede de proteção que possibilite a continuidade de vida com qualidade. Envelhecer num ambiente protetor é o desafio de construir uma nova sociedade para todos, sobretudo para os nossos idosos. 
 
__________________________
Clínica Mental Sênior
R. Joaquim Távora, 1555 - Vila Mariana. 
Tel: (11) 5573 7358 / Whatsapp: (11) 99264 1141
Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 18h

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019