UMAS E OUTRAS
18/02/2019 - Edição 190 - Fev/2019
Denise Delfim

Então...

NOVO HORÁRIO: Para reduzir o tempo em que os serviços são feitos e diminuir o impacto ao trânsito local, desde 31 de janeiro a EcoUrbis, empresa responsável pela coleta de lixo na nossa região, alterou o horário das coletas de lixo domiciliar e seletiva na Vila Mariana. Para conferir se houve alteração nos dias e/ou horários de coleta em sua rua acesse: www.ecourbis.com.br/coleta/index.html

EM OBRAS: As máquinas pesadas já começaram a revirar o terreno de 15.450m² localizado na Av. Dante Pazzanese 295, entre o MAC e o Instituto Biológico. O endereço abrigará a nova sede do Colégio São Luís, previsto para ser inaugurado em 2020.  Temendo os impactos no entorno, a recém-fundada Associação de Moradores da Vila Mariana pedirá, na justiça, mais detalhes sobre o impacto que o empreendimento causará à vizinhança

EM FESTA: Um dos espaços de saberes socioambientais mais celebrados de São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, a UMAPAZ Ibirapuera, está em festa. O celebrado núcleo de educação completou 13 anos de oficinas, palestras e uma série de atividades gratuitas que valorizam a saúde e o bem estar da população.

NAS ALTURAS: Os moradores que participaram da 61ª reunião Ordinária Plenária do Conselho Participativo Municipal Vila Mariana, realizada no dia 5 de fevereiro na subprefeitura, soltaram o verbo contra o aumento do IPTU, considerado abusivo e sem justificativas plausíveis. Várias associações de bairros da cidade estão unidas no #IPTUJUSTO para reverter a situação. Elas irão protocolar no Ministério Público uma ação civil pública contra o aumento abusivo do imposto. Algumas residências tiveram um aumento de 50%! 

ALIENADO: A Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias publicou no dia 5 último no Diário Oficial do Município, o edital para alienação dos imóveis localizados na Rua Coronel Lisboa com a Rua Diogo de Faria, na Vila Mariana. Trata-se das quadras poliesportivas do Liceu Pasteur. O prazo para a apresentação de propostas é de 30 dias; a concorrência é nacional e vencerá o licitante que apresentar a maior oferta. A sessão de abertura dos envelopes será no dia 8 de março. Os recursos da venda serão destinados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (FMD) e serão revertidos para áreas de saúde, educação, segurança, habitação, transporte, mobilidade urbana, assistência social e investimentos nos campos de atuação das prefeituras regionais.

ÁRVORES NO CHÃO: As chuvas já deixaram um rastro de destruição pelo bairro. Dezenas de árvores caíram, interditando ruas, provocando apagões e interditando o tráfego. A que caiu na Rua Sena Madureira, vitimou 2 pessoas. De acordo com a subprefeitura VM, as causas do estrago foram as rajadas de vento e a falta de espaço para o crescimento das raízes.

SAI DE BAIXO: A Prefeitura isolou parcialmente trechos da marquise do Parque Ibirapuera. Depois de uma vistoria preventiva, constatou-se danos na impermeabilização, infiltrações, pontos de segregação do concreto e corrosão da armadura. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com ciência e autorização dos órgãos de tombamento, definirão os custos e o prazo para o término da obra.

IRREGULAR: Parece que o problema do descarte de entulhos na Rua Astolfo Araújo foi resolvido, depois que  Subprefeitura e Soma revitalizaram o local. Todavia, esse descarte irregular aumentou consideravelmente — agora em várias ruas do pedaço... 

 

 

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019