DICAS E DELÍCIAS
18/02/2019 - Edição 190 - Fev/2019
Maria Helena Serrano

Bodas de prata

Este ano o Quinto Pecado faz 25 anos! Nem acredito que cheguei até aqui! Neste país, uma empresa sobreviver 25 anos é realmente um grande acontecimento — a maioria fecha antes de 2 anos ou não passa dos 5 anos... 

Aqui, vou contar histórias sobre as minhas experiências. Poderia escrever um livro de mil páginas, mas prefiro contá-las em nosso querido Pedaço da Vila.
Em 2011 mudei a minha empresa para essa casa de esquina na Dr. Fabrício Vampré, neste lindo oásis urbano, cheio de árvores frutíferas, flores, pássaros, praças, ruas de paralelepípedos e casinhas românticas. Um lugar lindo, nem parece que estamos em São Paulo! 
 
Todos os dias veem clientes novos no meu bistrô, elogiando a rua, a casa, as praças etc.. Aqui era uma esquina bem triste, a casa era cinza, sem muita manutenção... Fizemos aos poucos muitas mudanças na paisagem, o que acabou tornando-a um point dos descolados da Vila Mariana e arredores. Fiz muitos amigos aqui: médicos, terapeutas, psicólogos, homeopatas, rolfistas, cinegrafistas, jornalistas e vizinhos; enfim, pessoas sensíveis que chegam para um momento de paz e aconchego, para tomar um café orgânico, almoçar ou ainda degustar um salgado artesanal ou um doce, feitos com carinho. 
 
O perfume da comida sendo feita chama as pessoas; sempre me dizem que estavam trabalhando ou caminhando, mas que, ao sentirem o perfume do chocolate ou da torta de maçãs saindo quentinha do forno, não resistiram! 
 
Estes últimos anos têm sido incríveis, em todos os sentidos: mudei o meu negócio, que por 17 anos era só produção de doces e salgados para revenda em muitos lugares. Aqui, pude continuar essa produção de atacado e ainda ter a loja com o café e o restaurante, um espaço cultural com noites musicais, lançamento de livros, saraus de poesia e sempre muitos amigos!
 
Para comemorar, vou presentear meus leitores com as receitas consagradas do Quinto Pecado. Começando com esse doce que faço há 25 anos, uma torta de maçãs, de receita alemã:
 
APFELKUCHEN (torta fechada de maçãs)
 
INGREDIENTES: Massa: 125 g  de manteiga; 250 g de farinha de trigo; 125 g de açúcar refinado; 1 colher de sopa de açúcar vanilhado; 1 ovo inteiro; 1 pitada de sal; 1 clara e 1 gema para pincelar a massa. Recheio: 600g de maçãs descascadas e fatiadas; 6 c. sopa de amêndoas quebradas finamente; 40 g de uvas passas pretas; 40 g de uvas passas brancas; ½ c. sopa de canela em pó; 3 c. sopa de farinha de rosca; 2 c. sopa de açúcar refinado, suco de 1 limão cobertura.
Fondant:100g de açúcar de confeiteiro; suco de 1 limão.
MODO DE FAZER: Massa: Utilizando um multiprocessador, processar rapidamente a manteiga, os açúcares e o sal, colocar  a farinha de trigo, e com a função pulsar, processe até que fique uma farofa. Colocar o ovo e processar rapidamente até formar uma bola de massa. Cobrir com um plástico e deixar descansando na geladeira por no mínimo 1 hora.
Montagem da massa e recheio: Colocar as maçãs fatiadas no suco de limão. Dividir a massa em 3 partes iguais. Abrir a primeira parte da massa, forrar o fundo da assadeira, pincelar clara de ovo e levar ao forno médio 180C por 10 minutos. Tirar a forma do forno e deixar esfriar um pouco. Abrir a segunda parte da massa e forrar as laterais da assadeira. 
Rechear  a torta: Colocar a farinha de rosca, as fatias de maçã, as uvas passas, a canela, o açúcar e as amêndoas. Abrir o terceiro pedaço de massa e fechar a torta. Pincelar a torta com uma gema. Levar ao forno médio 180C, por 40 minutos, ou até que a massa fique dourada. Deixar esfriar e colocar a cobertura: fondant de açúcar de confeiteiro com limão sobre a torta. Dicas:Utilizar maçãs mais verdes e mais ácidas.Servir esta torta quente, acompanhada de sorvete de creme ou  de creme anglaise(creme inglês c/baunilha). Esta torta pode ser congelada por 3 meses.
 
Maria Helena Serrano é chefe de confeitaria e proprietária da Quinto Pecado Café Bistrô: Rua Cel. Artur de Godoi, 12. 
www.quintopecadodoces.com.br | mariahelena@qpecado.com

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019