ATITUDE
18/02/2019 - Edição 190 - Fev/2019
Jean Massumi

O que significa saúde?

Olá queridos amigos do Pedaço, é com muita alegria que começamos mais um ano aqui.

Fiz essa pergunta (a do título da coluna) para todos que entraram no consultório esse ano. E achei incrível a variedade de respostas. As pessoas responderam de modo tão sortido que não percebi nenhuma igual. “É quando me sinto bem”, disse uma; “saúde é viver sem doença”, disse outra; “equilíbrio”, falou o econômico nas palavras. Algumas respostas me tocaram bastante e grande parte foi dita pelos pacientes da terceira idade: “saúde é quando consigo dar risada”  ou “saúde é poder fazer as coisas sozinho”.  E já foi nesse início que minhas reflexões deram partida. Não atuo na área médica nem psicológica, sou apenas um massoterapeuta apaixonado pela alma humana. Eu fiz uma segunda pergunta:
 
Quando você procura um médico? Dessa vez tive um padrão de respostas: “quando me sinto doente” ou “quando tenho algum probleminha”. Três executivos falaram que fazem check-up anualmente. Mais por exigência da empresa do que por vontade própria.
 
Reparem que, no momento de expressar um conceito, as respostas são subjetivas e, no momento de expressar uma ação, elas são objetivas. Trocando em miúdos: cada um entende a saúde de um jeito, mas, a maioria absoluta procura uma solução quando a coisa vai mal.
 
E o que podemos refletir sobre isso? 
 
A primeira coisa é que os “profissionais da saúde” precisariam trocar o nome por “profissionais da doença” (brincadeirinha).
A grande reflexão que martelou minha cabeça foi: precisamos mudar urgentemente nossa relação com a saúde. Precisamos de uma clareza maior para decidirmos os passos em busca dela. Precisamos saber o que é importante e o que não é importante para a sua manutenção. Precisamos conhecer nosso próprio corpo, nossas emoções e pensamentos  — sim, a saúde não é aquela historia de buscar ajuda “quando sente um probleminha”, o que é quase arriscar a sorte, pois muitos ”probleminhas” são silenciosos no começo.E sobretudo: PRECISAMOS VALORIZAR NOSSA SAÚDE  e não enaltecer as doenças.
 
P.S. Para aqueles que não sentem motivação nenhuma para mudanças ou sofrem de uma leve tendência hipocondríaca, não se preocupem. Todo mês abre uma farmácia nova aqui na Vila Mariana.
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019