DICAS E DELÍCIAS
17/12/2018 - Edição 188 - Nov/2018
Maria Helena Serrano

É Brownie!

Existe uma mítica sobre o Bolo BROWNIE! Ele pode ser muitas coisas: uma barra de bolo de chocolate ou um pedaço de um bolo bem molhadinho, com um sabor delicioso de chocolate e nozes... Quentinho com uma calda de chocolate deve derreter na boca. 

Quando comecei a fazer doces há quase 25 anos, me pediram para fazer Brownies, bolo americano de chocolate com nozes. Fui pesquisar e encontrei inúmeras receitas, mas duas ficaram na minha vida de doceira. O Brownie de origem holandesa e outro americano. 
 
O primeiro, feito com chocolate meio amargo em barra, o mais tradicional, e o segundo, com cacau em pó e nozes e uma cobertura deliciosa de chocolate e nozes. Certa vez em 1998, dei a receita do meu Brownie tradicional para a revista Gula, na qual colaborei algumas vezes. Foi um passo a passo, ensinando como se faz um verdadeiro Brownie. 
 
Quando saiu a receita na revista, me perguntaram se eu estava maluca. Como dar uma receita de um produto que você vende? Nesta época já lia a minha querida escritora Nina Horta e me lembrei de uma máxima dela: quando podemos dar uma receita, significa que já estamos acima dessa preocupação — ou seja, já superamos esta fase e estamos com outras preocupações. É uma verdade: nunca vendi tanto Brownie depois que a receita saiu na revista Gula. 
 
Quando digo o verdadeiro, é porque se faz um monte de bolo de chocolate e chamam de Brownie! Para um Brownie verdadeiro, coloca-se pouca farinha de trigo, nunca fermento químico em pó e jamais ele é assado como um pão de ló, e, sim, deve ficar fudge (molhadinho). O centro deve ficar úmido. 
 
O Brownie, de origem holandesa, foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes e de lá chegou ao mundo. Para se ter um Brownie bem saboroso, deve levar muito mais chocolate do que os outros ingredientes. Um dos segredos é como é assado em temperatura baixa. Nunca pode ficar seco, deve sair do forno ainda meio cru! 
 
Temos inúmeras variações sobre o mesmo tema. Há vários livros de receitas de Browne, com muitos tipos de ingredientes: café, castanhas, cream-cheese, frutas secas, chocolate branco etc. Bom, vou dar a receita e algumas dicas do Brownie Tradicional! 
 
Brownie Tradicional
 
INGREDIENTES: 3 ovos grandes; 1 1/3 xic de chá de açúcar refinado; 2 colheres de chá de extrato de baunilha; 120 g de chocolate meio amargo picado; 1/2 xicara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 1 xicara de chá de nozes quebradas; 3/4 de xicara de chá de farinha de trigo; 1 pitada de sal; algumas nozes para decorar. Manteiga derretida e farinha de trigo para untar a assadeira e papel manteiga. 
MODO DE FAZER: bater na batedeira os ovos inteiros com o açúcar até ficar cremoso. Misture a baunilha. Derreta o chocolate nas micro-ondas e misture a manteiga até obter uma mistura homogênea. Deixe esfriar e junte esse preparado aos ovos batidos delicadamente. Adicione em seguida as nozes e a farinha e o sal, misturando tudo delicadamente. Despeje a massa na assadeira untada com papel manteiga e distribua as nozes para decoração, em quadrados de 5cm x 5cm. Leve ao forno baixo pré-aquecido 150C por 40 minutos. Retire a assadeira do forno, deixe esfriar por no mínimo duas horas, antes de corta-lo. Para servir como uma sobremesa aqueça-o no micro-ondas (depois de cortado) por 30 segundos. Sirva-o com uma bola de sorvete de creme, acompanhado de uma calda de chocolate ou de frutas vermelhas.
 

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019