ATITUDE
30/11/2018 - Edição 188 - Nov/2018

Aos encontros felizes e às boas ideias
As boas ideias surgem a partir de encontros felizes. Foi assim também, em um encontro feliz e promissor, que os moradores da Mental Senior descobriram o potencial de uma boa ideia.
Esse encontro se deu em uma quarta-feira. São as quartas-feiras em que nossos moradores têm a possibilidade de participar do grupo de Terapia Ocupacional, coordenado por Laís Ferreira e oferecido pela casa. Embora a atividade seja aberta a todos, a adesão muitas vezes não é total, pois essa atividade depende não só da aptdão individual de cada morador, como também, e talvez de maneira mais importante, do interesse particular de cada um.
 
Entendendo a criatividade e a criação como faculdades fundamentais, a adesão do maior número de pessoas nas atividades é um desafio que nos norteia, e que nos estimula a nunca ficarmos refém de uma formula estanque: buscamos sempre propor novos exercícios que sejam cada vez mais interessantes e por isso também inclusivos.
 
Se as oficinas de leitura, mesmo muito bem recebidas, não estabeleciam uma maioria efetiva de adeptos, a história mudou totalmente com a proposta de uma oficina de sabonetes!
Em seu processo, a manufatura dos sabonetes exige que o criador explore vários sentidos, algo de suma importância especialmente quando estamos falando de idosos; são as cores escolhidas para colorir, a glicerina que aguçam a visão, as flores e ervas aromáticas inseridas na receita que aprimoram a capacidade motora e tátil, as essências que brincam com o olfato. Existe também algo de encantador no processo, que acontece na possibilidade do criador em poucos minutos visualizar o resultado de seu trabalho como algo concreto e como resultado de suas escolhas!
 
Essa atividade, aparentemente simples, conquistou nossos moradores que se viram em plena capacidade de criação. Muitos, dentre os novos adeptos, várias vezes foram reticentes em participar de outras atividades, mas não resistiram a toda essa magia das cores, odores e formas!
 
Como sugerido, já nas primeiras linhas, as boas ideias surgem de encontros felizes. E com esse encontro, não podia ser diferente! Seguindo nosso compromisso de garantir que a vida seja um processo feliz de criação e uma empreitada conjunta, nós da Mental Senior, enxergamos a partir dessa atividade uma promissora ideia: a criação de uma cooperativa dos moradores em torno dessa atividade de manufatura de sabonetes orgânicos. Esse formato teria como objetivo a geração de benefícios que voltariam para os próprios criadores, viabilizando tanto as futuras produções, como também qualquer outra atividade que interesse àqueles inspirados por essa oficina. Quem sabe também — e por que não? — a cooperativa possa se estender com a possibilidade de trazer mais moradores da nossa Vila! Mãos a obra!
                                                            Viviane Letayf
 
R. Joaquim Távora, 1555 - Vila Mariana. 
Tel: (11) 5573 7358 / Whatsapp: (11) 99264 1141
Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 18h

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019