UMAS E OUTRAS
28/09/2018 - Edição 186 - Set/2018
Da Redação

Museu participativo

O Centro Cultural do Alumínio - CCAL é um espaço aberto que expressa a arte e a cultura deste metal através de exposições, oficinas e palestras. O CCAL, na Rua Humberto I, 220,  abriga uma biblioteca com cerca de mil títulos da área e um museu participativo, que busca crescer por meio de peças doadas pela vizinhança e que marquem a história do alumínio nestes 100 anos — em que é usado em escala industrial. “Queremos que a comunidade participe da instituição não só como visitante, mas também como membro essencial para a constituição do nosso acervo e da nossa história”, define Luiza Kumagai, técnica em museologia do CCAL.

Os museus participativos têm a missão de promover uma maior interação com seu público. Essa é uma das recomendações da UNESCO de como devem atuar os museus do Século XXI. O conceito são espaços culturais mais parti-cipativos, com maior colaboração e interação do visitante, visando uma produção de conteúdos históricos e/ou criativos.
 
O Pedaço da Vila resolveu participar da história desse metal, que já servia aos persas há 6.000 a.C., no  uso das cerâmicas compostas por óxido de alumínio; e que, hoje em dia, é quase 100% reciclado. Doamos ao museu participativo uma chapa de impressão do jornal feito do material.  Quem  recebeu foi a gerente cultural Silvia Toledo e — claro! — o momento mereceu uma foto!
 
A ideia é convidar a vizinhança a fazer parte do Museu Participativo do CCAL e a ficar de olho nos objetos antigos da família. Se descobrir algo interessante, avise pelo telefone: 59046459 ou pelo e-mail contato@ccaluminio.com.br. A gerente cultural Silvia Toledo prometeu tirar uma foto e enviar para o Pedaço da Vila!
 
CAL: Rua Humberto I, 220. Visitação gratuita de segunda a sexta, das 9h às 17h

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018