DICAS E DELÍCIAS
14/08/2018 - Edição 185 - Ago/2018
Maria Helena Serrano

Panc´s – Plantas Alimentícias Não Convencionais

Estamos sempre à mercê das modas na alimentação e hoje a novidade é um costume muito antigo, que surgiu quando o homem teve a necessidade de se alimentar e comeu as plantas que estavam à sua volta. Um vintage que valoriza as nossas origens, a nossa terra e a natureza...

Panc´s — plantas alimentícias não convencionais, em outras palavras quer dizer: “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”.
 
Há algum tempo comecei a pesquisá-las e achei o assunto muito interessante. São nada mais do que alimentos fartos na natureza e que, dependendo do lugar, podem ser convencionais, usados diariamente na cozinha — ou não! Como exemplo mais comum está o ora-pro-nobis, que é uma planta muito usada na culinária mineira e fácil de cultivar. É uma delícia, além de possuir propriedades nutricionais consideradas uma proteína vegetal! Em outras regiões do Brasil como ela não é conhecida, tornou-se uma Panc!
 
Há também o Jambu, ora-pró-nobis, assa-peixe, folha de begônia, bertália, taioba, peixinho, feijão-caupi ou catador, erva de touro, quiabo de metro, hibisco, caxi, beldroega, serralha capuchinho, erva Luísa, taioba, vinagreira e muitas outras...
 
O que são? Plantas, matos, verduras, frutas, vegetais, que estão na natureza espontaneamente, dependendo das características do solo e clima. Também podem ser cultivadas, como as alfaces e rúculas, que também foram por algum tempo consideradas matos e não comestíveis.
 
Com o aumento da população no mundo, é muito importante novas descobertas de alimentos que poderão ajudar a substituir outros como, por exemplo, as carnes, que custam tanto à natureza. A Jaca verde é muito usada pelos veganos para substituir a carne; a coxinha de jaca é muito comum na comida vegana. 
 
Aqui na minha pequena horta, já tenho ora-pro-nobis e peixinho, e pretendo cultivar outras panc´s! A receita que darei hoje é a do peixinho no forno, crocante... Delicia!
 
Peixinho (PANC) Crocante (Stachys lanata L.) 
 
INGREDIENTES
Folhas de Peixinho/Lambarizinho/Língua de vaca; 1colher (sopa) de farinha de linhaça;
1 colher(sopa) de semente de chia; 1/2 xícara de chá de água filtrada; 1 xícara de chá de farelo de aveia; sal, pimenta do reino e açafrão a gosto.
PREPARO
Coloque a linhaça e a chia de molho na água e espere formar um gel. Coloque o farelo de aveia em prato fundo e tempere com sal, pimenta do reino e açafrão a gosto. 
Lave as folhas de peixinho e seque em pano de prato, passe no gel de linhaça e logo após na mistura de aveia. Espalhe as folhas empanadas em forma untada com azeite e coloque em forno pré-aquecido 220° até dourar dos dois lados.
 
Maria Helena Serrano é chefe de confeitaria desde 1994,  frequentou a École Lenôtre em Paris  e é proprietária da Quinto Pecado Café Bistrô: Rua Cel. Artur de Godoi, 12. 
www.quintopecadodoces.com.br mariahelena@qpecado.com

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018