ATITUDE
30/07/2018 - Edição 184 - Jul/2018
Jean Massumi

A cura está na causa

Queridos amigos do Pedaço, agradeço imensamente as manifestações (via e-mail) a respeito da última coluna. Como não podia deixar de ser, os conteúdos giraram predominantemente em torno de lamentações sobre nossa atual situação. E as perspectivas de mudança jazem, de forma quase cega, no ideário de dois candidatos: um ex-militar e, o outro, ex-presidente.

Os mais de 25 anos que possuo na profissão de massoterapeuta, tratando mau-jeito, dores nas costas e conhecendo almas incríveis diariamente me dão a certeza da importância da anamnese no curso de qualquer terapia. 
 
Através dessa inspeção, estimulamos as lembranças que podem nos dar pistas sobre algo essencial no conhecimento de um quadro: A CAUSA.  Não basta termos competência para aliviar dores, precisamos buscar a CAUSA, pois sem ela corremos o risco de enxugar gelo por várias e várias sessões e, algo que era simples vai se tornando crônico. O difícil é que o tratamento da CAUSA envolve sempre a atuação e o esforço do próprio paciente...
 
Pois bem, o problema do Brasil é mais que crônico: é terminal! Por gerações e mais gerações acreditamos num remédio milagroso, representado pela figura de algum político “salvador”. 
Temos nos concentrado em tratar, quando muito, um ou outro problema, sem jamais termos atacado as causas. E quais seriam essas benditas CAUSAS?
 
Antes de darmos qualquer resposta, é necessária uma outra pergunta: VOCÊ quer ajudar a curar o Brasil? Se sua resposta foi sim, então aja como um terapeuta. Estude, busque, pratique a anamnese nos livros de história, nos jornais e internet. É sua responsabilidade. É intransferível. Nesse processo todo, pode ser que encontremos centenas delas. Não tem problema nenhum... somos 200 milhões de terapeutas.
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018