UMAS E OUTRAS
30/07/2018 - Edição 184 - Jul/2018
Da Redação

Nota 10 em sustentabilidade!

"O que vamos deixar para as futuras gerações?”. Essa é a pergunta que  Bryan Crema (16), aluno do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Maestro Fabiano Lozano, na Rua Humberto I, 633, faz em sua redação sobre sustentabilidade.

Mais adiante, escreve o estudante: “Para sermos sustentáveis, precisamos acabar com as desigualdades”. E, novamente, outra questão crucial: “Como podemos pedir a uma pessoa que ela tenha práticas sustentáveis enquanto a mesma passa fome?”.
 
Bryan aponta os caminhos para um futuro sustentável. “Para que tudo isso seja possível, precisamos investir em educação e conscientizar a todos, o que envolve sociedade civil e governos. Se queremos deixar um bom futuro, precisamos mudar o presente”.
 
Já em sua redação, Lucas Pedrosa Silva Dias, aluno do 3º ano do Ensino Médio, constata que, hoje em dia, notícias sobre escassez de recursos se tornaram cada vez mais presente nos jornais e internet. Ele escreve que os recursos não são infinitos e que é preciso ter cidadania. “Para haver um desenvolvimento sustentável é necessário que haja planejamento e participação de todas as esferas sociais”, enfatiza.
 
O acesso à informação é fundamental para a criação de hábitos sustentáveis, escreve Sara Pires Furtado de Almeida (16), aluna do 3º ano do Ensino Médio. “Grande parte da população ainda não adota atitudes sustentáveis, muitas vezes, por falta de informação”.
 
A estudante destaca em seu texto a urgência de repensarmos a maneira de produção e de consumo. “O capitalismo visa o lucro e cria o consumo programado, com data de validade. Esse consumo inconsciente está cada vez maior, elevando o número de lixo”. 
 
Ela ensina que a diferença está nos pequenos gestos, e sugere: “Não usar copo descartável, diminuir o uso de papel, descartar celulares em locais corretos, usar transporte coletivo. Precisamos pensar nas atitudes sustentáveis como indivíduos sendo parte de um todo”.
 
Os três se destacaram entre os 400 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da escola estadual Maestro Fabiano Lozano que participaram de uma ação sobre sustentabilidade realizada pelo Rotary Club VM, ESPM e Happy Code.
 
As três redações foram premiadas. Bryan e Lucas ganharam um curso de tecnologia e programação na Happy Code e Sara faturou um tablet oferecido pela governadoria do distrito 4420 do Rotary Internacional.

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018