UMAS E OUTRAS
27/07/2018 - Edição 184 - Jul/2018
Zaqueu Fogaça

CAISM passa para a Unifesp

Em março passado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se tornou, ao lado da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a nova administradora do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental, o CAISM, localizado na Rua Major Maragliano 242.

Fruto de um convênio entre as duas instituições e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o espaço abrigará as atividades relacionadas à saúde mental da Unifesp, com atuação do seu quadro de docentes, servidores e colaboradores.
 
Desde a sua fundação em 1998 pelo governo estadual, o CAISM foi administrado pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia. Em 2016, após o agravamento de sua crise, ela demitiu alguns funcionários e revelou não ter mais condições de prosseguir como gestora.
 
Em dezembro de 2017, ao fim do contrato com o governo estadual, a Santa Casa jogou a toalha e alegou não ter condições de arcar com o custo mensal de R$ 700 mil reais para administrar o CAISM.
 
Instalado no complexo de prédios que abrigou o hospital psiquiátrico da Vila Mariana, o CAISM atende em quatro níveis: ambulatório, hospital-dia, internação e emergência psiquiátrica. Hoje, ele dispõe de 43 leitos de internação e 60 de observação. Por ano são atendidos 11 mil pacientes, em sua maioria via Sistema Único de Saúde (SUS).
 
No contrato firmado com a SES, a Unifesp e a SPDM se comprometeram a manter todos os serviços prestados aos usuários. “Já os mais de 100 funcionários da Santa Casa que atuavam no CAISM, foram demitidos ou remanejados”, revelou um deles, que preferiu não ser identificado.
 
O desligamento dos funcionários embaralhou o cronograma de atendimento aos usuários. Muitos relatam ter ficado perdido pela falta de informação e pelo desligamento dos médicos que já tinham familiaridade com os seus casos.
 
Em nota publicada em seu site a Unifesp afirma que se compromete com a assistência à saúde no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e projeta a constituição de um Centro de Excelência em Saúde Mental.

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018