DICAS E DELÍCIAS
02/07/2018 - Edição 183 - Mai/2018
Maria Helena Serrano

Mangia che te fa bene!

Adoro a Itália em todos os sentidos: a comida, a paisagem, as cidades antigas, os museus e o povo italiano! Meus avós eram italianos e toda a minha infância foi preenchida com os hábitos dessa cultura farta de comidas e de coração grande, em que sempre cabe mais um coração à mesa. 

A Itália me traz ótimas recordações afetivas e gastronômicas. Visitei duas vezes esse lindo país, mas agora foi muito diferente. Conheci novos lugares, comi e bebi maravilhosamente bem! Foi uma viagem rápida, mas com muita intensidade. Visitei lugares incríveis!
 
Começamos pela cidade de Novara, região do Piemonte, terra do gorgonzola e dos vinhos (Barbaresco, Barolo, entre outros) e das plantações de arroz que enchem a paisagem. 
 
O hit do momento é o drinque Aperol Spritz, feito com Aperol, Proseco, água com gás, gelo e laranja em fatias, sempre acompanhamento de deliciosos pães, tábua de queijos, grissinis, pedaços de pizzas, presunto cru, embutidos... hummmmmm......
 
Visitamos o Lago d´Orta, região montanhosa com uma pequena ilha no meio, onde comemos a famosa salada Caprese com um Prosecco excelente! De sobremesa, apenas um sorvete de pistache e, claro, um Tiramissu!
 
Seguimos para Vigevano e Pavia, cidades antigas e muito preservadas. Em Pavia está uma das universidades mais antigas e famosas da Itália. As ruas são cheias de estudantes e a comida é maravilhosa. Lá me fartei de massas com molho de tomate e salada de alcachofra crua. A vinícola da região dá direito a degustação e deliciosos grissinis feitos com farinha de milho. 
 
Em Barolo e Barbaresco há cidades pequenas situadas em colinas cobertas de vindimas, terras onde produzem os melhores vinhos da Itália. Em Barbaresco, jantamos em um restaurante com harmonização de vinhos, comida feita com os ingredientes do local, como os funghi porcini, aspargos, massas recheadas e o sorvete de avelãs! Acho que foi o melhor sorvete de avelãs que eu já tomei na vida! Nessa região é grande a plantação de castanhas, a avelãs, e   também é onde produzem a gianduia, uma pasta feita de avelãs e chocolate. Em Barolo, degustamos vinhos locais estrelados e visitamos o museu do vinho e dos saca-rolhas... 
 
No último dia fomos de trem a Torino, onde é produzido os melhores chocolates da Itália! Visitar esse país é participar de um festival gastronômico!
 
Neste mês darei a receita de Capeletti in Brodo, uma sopa com um caldo (brodo) aromático e muito saboroso, que pode ser à base de carne, frango ou legumes.  Cai como uma luva nas noites mais frias do inverno. 
 
O ideal é fazer com a massa fresca, que se pode comprar de alguma rotisserie perto de sua casa. O  nome ‘cappelletti’ vem de um chapéu medieval, que possuía em volta uma faixa acolchoada, com um lado mais alto.  Cappello, em italiano, significa chapéu.  Cappelletti é seu diminutivo, massa típica da Emília Romagna, região setentrional da Itália.
 
Capelletti in Brodo
 
INGREDIENTES: 4  dentes de alho picados em lâminas finas, 1 a 2 colheres (sopa) azeite, 250 grs. de Capeletti de Queijo (frango ou carne) /500 ml de caldo de frango, carne ou legumes. Caldo de legumes: 600g de cebola, 300 g de cenoura, 300 g de salsão, 20 g de alho, 50 g de tomilho, 100 g de cheiro verde, 50 g de manjericão e pimenta do reino grão a gosto. Corte os legumes em pedaços grandes e deixe o alho inteiro (só amassa com a lateral da faca). Coloque tudo na panela com 5 litros de água e leve ao fogo médio. Não deixe ferver. Cozinhe por uma hora, desligue e coe imediatamente. Pode-se congelar este caldo por 3 meses no freezer. 
MODO DE FAZER: Em uma panela, fogo médio, coloque  um fio de azeite e 4 a 5 dentes de alho, picados ou amassados. Termine de dourar o alho, acrescente o caldo e a massa fresca do  capeletti. O ideal é servir com parmesão ralado na hora e fatias de pão italiano.
 
Maria Helena Serrano é chefe de confeitaria desde 1994,  frequentou a École Lenôtre em Paris  e é proprietária da Quinto Pecado Café Bistrô: Rua Cel. Artur de Godoi, 12. 
www.quintopecadodoces.com.br mariahelena@qpecado.com

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018