ATITUDE
21/02/2018 - Edição 179 - Fev/2018
Jean Massumi

Aqui vamos nós de novo!

Queridos amigos do Pedaço, eis que nos encontramos na primeira coluna do ano. Não sei vocês, mas da minha parte acho que, assim como o Natal é uma época que inspira a fraternidade, o Ano Novo inspira a transformação. É o momento em que a maioria de nós consegue olhar um pouquinho à frente e fazer planos, visualizar metas (ainda tenho certa dificuldade com essa palavra), projetar sonhos e sobretudo: RENOVAR!!

E enquanto refletimos sobre o ano que se foi, e o que pode ser diferente no ano que começa, exercitamos algo fundamental nos processos de autoconhecimento: os benditos exames de consciência — ponto de partida e primeiro passo de qualquer caminhada. Afinal, temos um destino (um sonho, um objetivo) e, para chegar lá, precisamos saber onde estamos nesse exato momento e, quem sabe, redefinir rotas. É uma espécie de Waze da existência, onde aquela voz “agradável” do aplicativo é a nossa consciência, dizendo: “você errou ao responder rudemente aquela pessoa, vire a direita e peça desculpas”. Ou então: “está gastando demais no cartão de crédito, vire 180 graus e economize!”. Feitos com honestidade, esses exames de consciência costumam ser mais eficazes que qualquer sistema de localização.
 
E como em qualquer caminhada, a correção de um trajeto (ou de uma proposta de renovação) é muito mais fácil se feita logo após percebermos um desvio. Precisamos de vontade diária, disciplina diária e força diária para os exames de consciência — ou corremos o risco de estarmos à deriva no próximo Natal. 
 
Uma coisa que tem me ajudado muito, e que compartilho com vocês, é avaliar minhas dificuldades (principalmente de ordem moral e nos relacionamentos) tendo como objetivo a seguinte máxima: “como eu posso ser hoje um cisquinho melhor do que ontem”, depois é treinar a memória para me lembrar disso ao longo do dia.
 
MEMÓRIA: não podemos deixar que os influxos de fora nos façam esquecer daquilo que nos importa.
Um ano cheio de coisas boas para todos nós!!
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019