ATITUDE
20/03/2018 - Edição 180 - Mar/2018
Jean Massumi

Cidadania de botequim

Queridos amigos do Pedaço: esse ano promete!

Nesse esperado ano de 2018, escolheremos o futuro presidente do Brasil!! O DataPadoca, que é o mais fidedigno instituto de pesquisa do país (temos excelentes padarias aqui no bairro, diga-se de passagem) aponta uma leve vantagem da “direita”, porém, nada consolidado. A única certeza que tenho é que nesse ano o pessoal está pegando pesado na argumentação.
 
Outro dia quase ganhei um pão na chapa gratuito, que saíra voando numa discussão mais calorosa. Tudo muito importante. Tudo muito consciente, só que... e a nossa memória? Como anda? Tivemos uma recente eleição para vereadores e prefeito, e muitos nem se lembram em quem votaram...a grande maioria não sabe quem é o prefeito regional da nossa região, e siglas como CONSEG ou CADES sequer são conhecidas.
 
A impressão que tenho é que classificamos as eleições (principalmente do Legislativo) por ordem de importância, algo do tipo: senadores e deputados federais são a série A do processo eleitoral, deputado estadual é série B e vereadores pertencem à C. E justamente o vereador, o prefeito da região e os conselhos regionais, atuam (ou pelo menos deveriam agir) nos problemas mais práticos e rotineiros dos eleitores. Se algo acontece nas ruas aqui da Vila Mariana, não adianta ligar para Brasília.
 
E essa energia, cada vez mais passional (verificada pelo DataPadoca), poderia ser canalizada na cobrança dos eleitos e não em brigas de bar. O sujeito que jogou o pão com manteiga na cara do confrade, poderia usar essa indignação para cobrar mais zeladoria urbana aqui no bairro, ou rondas da GCM que andam sumidas... que tal?
 
Esse tema vai ser cada vez mais recorrente nos veículos midiáticos. O terrorismo da informação deturpada, as guerrilhas ideológicas, as “fake news”, serão mais presentes. Enfim, as eleições de 2018 vão ser mais complexas no quesito de estratégia de propaganda. Portanto, um pouco de estudo e interesse autêntico só trarão benefícios. Que Deus nos abençoe...
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018