EM TEMPO
02/02/2018 - Edição 179 - Fev/2018
Zaqueu Fogaça

Dias de Folia

Do dia 3 ao dia 18 de fevereiro, 40 blocos sairão pelas ruas da Vila Mariana. No ano passado foram 24. A chegada de megablocos na Av. 23 de Maio, a diversidade de temas que vão embalar os foliões e as alterações nos trajetos dos desfiles reposicionam e ampliam o mapa da festa no bairro. Para ficar por dentro de tudo, o Pedaço da Vila apresenta o roteiro dos blocos e mostra como será o trabalho da prefeitura regional para garantir a segurança dos foliões e a limpeza das ruas após os desfiles 

_______________________________________________________________

A maior festa do país começa a tomar conta das ruas de São Paulo neste sábado (3). Até o dia 18 de fevereiro serão 491 desfiles por todas as regiões da capital. A expectativa da prefeitura é de que 4 milhões de pessoas participem do Carnaval de rua deste ano.

A Vila Mariana é o terceiro bairro com o maior número de desfiles. Este ano serão 40 blocos. Em comparação à edição anterior (desfilaram 24 blocos), o Carnaval da região cresceu 67%.
 
A maior novidade do Carnaval 2018 é a entrada da Av. 23 de Maio na festa. Ela passa a abrigar os novos gigantes da folia que chegaram ao pedaço, entre eles os blocos da banda Baiana System e o da cantora Claudia Leitte. 
 
O número de megablocos no bairro — aqueles que concentram mais de 50 mil pessoas — aumentou este ano para 13. Em 2017 foram 2 e, agora, serão 8 na Av. 23 de Maio e 5 na Pedro Álvares Cabral. Juntas, as avenidas formam o circuito dos gigantes com mais de 1 milhão de foliões.
 
Os pequenos e médios blocos também cresceram e foi preciso mudar o roteiro de seus desfiles. O bloco Amigos da Vila Mariana deixou a Rua Pelotas e agora irá ocupar o coração do pedaço, a Rua Joaquim Távora. Já o ‘Largo da Cinemateca Brasileira’, alvo de reclamações, deixou de fazer parte da festa.
 
Para o prefeito regional Benê Mascarenhas, a edição de 2017 carimbou o Carnaval da Vila Mariana. “Tivemos uma festa linda e pacífica. Não houve problemas. A educação dos nossos blocos consagrou a nossa folia. Não à toa o número de desfiles na região quase dobrou”.
 
Benê ressalta que o Carnaval este ano ficou sob a responsabilidade da secretaria das prefeituras regionais. “Essa mudança nos ajudou muito, pois a prefeitura regional assumiu um papel mais central na organização da festa”.
 
Nos dias de Carnaval, a prefeitura irá disponibilizar toda a estrutura para os desfiles, como banheiros químicos, ambulâncias de remoção e com UTIs, agentes de fiscalização, agente de segurança e agentes da CET. 
 
A limpeza das vias foi um assunto bastante debatido com os representantes dos blocos, diz ele. “A prefeitura fará o serviço de limpeza. Mesmo assim, eu reforcei aos blocos que eles devem ajudar, inclusive firmando parcerias com cooperativas de catadores. O Carnaval na Vila Mariana sempre foi pacífico e respeitoso. E precisamos manter esse nível”.
 
 
Carnaval na Vila começa neste sábado (3) com Elba Ramalho,
 
Alceu Valença e bloco infantil Caraviva  
 
O primeiro dia de folia no bairro promete agradar a todas as idades e gostos. Neste sábado (3), 13 blocos desfilam pela região. O primeiro deles é o Frevo Mulher, que sairá na Avenida Pedro Álvares Cabral sob a batuta da cantora Elba Ramalho, que estreia no pedaço. A concentração acontece às 12h ao lado do Monumento às Bandeiras.
 
No mesmo local, às 15h, quem assume o comando da festa é o celebrado cantor e compositor Alceu Valença, que desfila pela quarta vez no pedaço o seu Bloco Bicho Maluco Beleza. A expectativa do bloco este ano é arrastar mais de 100 mil pessoas.
 
Os pequenos blocos esbanjam diversidade neste primeiro dia de carnaval. Na Rua Onze de Julho, 350, o bloco Turma do Funil preparou um desfile com marchinhas clássicas e MPB executadas por uma banda ao vivo. A concentração será às 14h.
 
Às 16h, na Rua Professor Noé de Azevedo, ao lado da estação de metrô Vila Mariana, é a vez do bloco do pedal conquistar as ruas. Toda a energia do aparelho de som será gerada pelas pedalas dos foliões em seis bicicletas acopladas a uma plataforma.
 
A fundadora do bloco do pedal, Filó Silva, adianta que este terceiro desfile foi preparado para acolher toda a família. “O bloco é pequeno e preza muito pelo tema da sustentabilidade, da inclusão e da diversidade. Queremos que todos participem. Este ano o desfile contará com uma bateria formada por cegos, cadeirantes e portadores de síndrome de down”, adianta.
 
Neste primeiro dia também não poderia faltar um desfile dedicados às crianças. Quem inaugura a folia da garotada na Vila é o tradicional bloco infantil Caraviva, que ganhará a Rua Diogo de Faria, às 15h. A expectativa do bloco é receber 2 mil foliões.
 
No domingo (4) desfilam o Bloco Amigos da Vila Mariana,
 
Bloco de Notas e Monobloco
 
O segundo dia de folia no pedaço começa no ritmo do bloco Amigos da Vila Mariana, que desfila este ano na Rua Joaquim Távora. A mudança de local foi sugerida pela prefeitura regional devido a quantidade de participantes que aumentou muito no ano passado. “A Rua Pelotas não suporta mais”, diz o fundador do bloco Jorge Vespero.
 
Segundo ele, o desfile passado reuniu 10 mil foliões. “Esperamos que esse número aumente agora para 15 mil. A nossa mudança para a Joaquim Távora vai dar mais segurança e conforto aos foliões. O bloco é feito para a família toda e não podemos ficar num lugar espremido. A nossa estrutura será igual à do ano passado e contará com espaço kids e uma feira gastronômica”.
 
A outra novidade é o som, revela Jorge: “O nosso trio elétrico está maior este ano”, comemora. A concentração do Amigos da Vila Mariana será às 14h na esquina das ruas Joaquim Távora e Alice de Castro. O desfile começa às 16h e será embalado pelo samba-enredo que satiriza a política brasileira. Ele passará pelas ruas Joaquim Távora, Alice de Castro, Morgado de Mateus e Rio Grande.
 
Neste segundo dia de Carnaval, a Praça Rosa Alves (na Rua Machado de Assis) receberá o divertido Bloco de Notas, que promete fazer os foliões soltar a voz num karaokê ao ar livre. A folia começa às 14h.
 
Na Av. Pedro Álvares Cabral a folia fica a cargo do gigante Monobloco. Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos à batida do samba, o bloco arrastará mais de 100 mil em seu desfile.. A concentração acontece às 14h ao lado do Obelisco.
 
No sábado (10) desfilam os blocos
 
Amoribunda e Agrada Gregos
 
Após um breve intervalo, a folia volta ao bairro na manhã de sábado (3) com uma matinê infantil puxada pelo bloco Amoribunda. O palco da festa é a Av. Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirard. A folia começa às 10h e será embalada por marchinhas carnavalescas.
 
Na parte da tarde, o Amoribunda prossegue a folia, agora voltada para o público adulto. O desfile do bloco — cujo silêncio ao passar à porta do velório do cemitério da Vila Mariana já se tornou uma tradição — será embalado pela Orquestra de Frevo de Caruaru.
 
Já a Av. Pedro Álvares Cabral recebe outro megabloco que estreia na Vila Mariana, o Agrada Gregos. Em seu desfile no ano passado, no bairro do Bixiga, ele arrastou mais de 80 mil pessoas. A concentração ocorre às 13h e a expectativa é de receber mais de 100 mil pessoas este ano.
 
No domingo (11) tem bloquinho infantil no pedaço
 
e a estreia dos  megablocos na Avenida 23 de Maio
 
O segundo domingo (11) de folia marca duas estreias no Carnaval da Vila. A primeira é a do bloco infantil Bloquinho do Pedaço, que promete fazer a festa da criançada na praça Paulo Damásio, na Rua Dr. Fabrício Vampré. A diversão será das 10h às 14h. Entre atrações estão grupos de artistas convidados, balões, brincadeiras e marchinhas de época.
 
A segunda é a entrada da Av. 23 de Maio no Carnaval. O primeiro desfile na avenida será inaugurado ao som da bateria da escola de samba Vai-Vai, que acompanhará o bloco Domingo Ela Não Vai. A concentração começa às 11h na altura do Viaduto Santa Generosa.
 
Logo em seguida, às 13h, quem começa seu desfile pela Avenida 23 de Maio é o Bloco Vou de Táxi. No seu repertório estão músicas de artistas que marcaram as últimas gerações, como Sandy & Junior, Backstreet Boys, É o Tchan!, Skank etc.
 
O terceiro megabloco a arrastar a multidão pelo corredor da 23 de Maio será o celebrado Bloco do Desmanche. O desfile começa às 18h e chega ao fim às 20h. Os foliões serão embalados ao som de Axé, ritmos nordestinos e pop.
 
Na segunda (12) tem bloco que celebra o cantor Gilberto Gil
 
e um megabloco sertanejo
 
Na segunda feira (12), véspera de feriado de Carnaval, dois blocos estreiam no pedaço. O primeiro é o Pinga Ni Mim, megabloco de música sertaneja que tomará a Av. 23 de Maio das 14h às 19h.
 
O segundo é o pequeno Bloco Filhos de Gil, que celebra a arte musical do cantor e compositor baiano Gilberto Gil. O desfile será na Rua Coronel Lisboa. A concentração acontece às 14h e a festa termina às 20h.
 
Na terça (13) tem o bloco Carnajazz
 
e o bloco dos Investidos
 
Na terça-feira (13), a folia no pedaço recomeça às 13h com o desfile do Bloco dos Invertidos na Av. 23 de Maio. Como de costume, os foliões invertem os guarda-roupas: os homens desfilam trajados com roupas femininas e vice-versa. A concentração acontece na altura do viaduto Santa Generosa.
 
Já a Rua Joaquim Távora recebe seu segundo e último desfile, agora do recém-criado Bloco Carnajazz. Com a participação de músicos e Djs, a folia será inspirada no Carnaval de New Orleans. A concentração ocorre às 14h.
 
Sábado (17) tem Claudia Leitte, Baiana System,
 
Bloquinho e bloco Nu Nu Mundo
 
No penúltimo dia de folia no bairro acontecerão oito desfiles. No pedaço a festa começa às 9h na Praça Rosa e Silva, que será palco para a festa do tradicional bloco infantil Bloquinho.
Na Rua Dr. Álvaro Alvim, quem anima os foliões é o bloco Nu Nu Mundo, que ganha as ruas pelo segundo ano. Formado por compositores, cantores, poetas, fotógrafos, designers e produtores culturais, o bloco começa seu desfile às 13h e segue até às 19h.
 
Às 13h30 é a vez de o Bloco Descubra ganhar as ruas do pedaço. Com a expectativa de arrastar 2 mil foliões este ano, o Bloco cresceu e agora irá desfilar na Rua Sena Madureira, novo endereço da folia no bairro depois das inúmeras reclamações dos moradores do Largo Senador Raul Cardoso, em frente à Cinemateca.
 
Neste dia, a Av. 23 de Maio reunirá três celebrados megablocos. Quem inaugura a festa é o bloco da banda Baiana System, às 13h. Celebrada pela mistura de ritmos afro-latinos, frevo, samba-reggae, kuduro, entre outros, ele desfilará num navio pirata.
 
Logo depois do Baiana System, às 14h, segue o trio elétrico do Bloco Largadinho, comandado pela cantora Claudia Leitte ao lado do grupo Rouge. A concentração está marcada para às 12h na altura do viaduto Santa Generosa.
 
Quem encerra o sábado de folia na Av. 23 de Maio é o bloco do músico e ator Sebah Vieira. O desfile começa às 16h e vai até às 21h.
 
E o Carnaval da Vila chega ao fim no domingo (18) 
 
com os sertanejos Fernando & Sorocaba 
 
A despedida será no Parque Ibirapuera e ao som dos sertanejos Fernando & Sorocaba. Eles irão comandar o Bloco CarnaSP/ Sou do Interior. A concentração acontece às 13h ao lado do Obelisco.
 
___________________________________________________________
 
Confira o roteiro completo de todos os blocos que irão desfilar na região
 
03/02/2018
Bloco do Pedal  - Avenida Professor Noé de Azevedo, das 14h30 às 19h30 - de 100 a 500 foliões
Bloco Só Alegria - Avenida Hélio Pelegrino (cerca de 100 metros a frente da Rua Diogo Jacome), das 11h às 17h - de 5.000 a 10.000 foliões
Bloco G.R.B.C. - Doentes do Sapucaí - Rua Marselhesa, das 16h30 às 18h -  de 100 a 500 foliões
Bloco Manga Rosa - Rua Serranos, das 13h às 19h -  de 100 a 500 foliões
Bloco Unidos da Ressaca do Diabo - Avenida Hélio Pelegrino (100 metros à frente da Rua Diogo Jacome), das 15h às 19h - de 500 a 2.000 foliões
Bloco Turma do Funil - Avenida 11 de Junho, 350 , das 14h às 20h- de 500 a 2.000 foliões
Bloco Caraviva - Rua Dr. Diogo de Faria, 386, das 15h às 19h - de 500 a 2.000 foliões
Bloco California Babylon - Rua Três de Maio, 215 (SC California Beer Bar), das 14h às 20h - de 100 a 500 foliões
Bloco Grande Família - Avenida Moema, das 14h às 20h - de 2.000 a 5.000 foliões
Blocos SáTurnalia/Coletivo Missa - Avenida Helio Pelegrino com Rua Diogo Jácome, das 17h às 20h  - de 500 a 2000 foliões
Bloco Bicho Maluco Beleza (Alceu Valença) - Avenida Pedro Alvares Cabral, 12h30 às 18h30 - mais de 100.000 foliões
Bloco Frevo Mulher - Avenida Pedro Alvares Cabral, das 12h30 às 18h30 - de 50.000 a 100.000 foliões
Bloco Nós Travamos - Rua Jaci, 13h às 19h - até 100 foliões
04/02/2018
Bloco de Notas - Praça Rosa Alves da Silva, das 14h às 19h - de 100 a 500 foliões
Bloco Amigos da Vila Mariana - Rua Joaquim Távora (altura do Bar Vila Vila, no 1322), das 14h às 20h - de 10.000 a 15.000 foliões
Bloco do Sukatão - Avenida José Maria Whitaker (esquina Alameda dos Guatás), das 13h às 19h - de 500 a 2.000 foliões
Bloco Perdidos no Paraíso - Praça Oswaldo Cruz, 51 - até 100 foliões - das 10h às 14h
Monobloco - Obelisco  (Praça Escoteiro Aldo Chioratto), das 14h às 19h - mais de 100.000 foliões
10/02/2018
Bloco Amoribunda - Avenida Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, das 12h às 18h - de 5.000 a 10.000 foliões
Bloco Agrada Gregos - Obelisco (Praça Escoteiro Aldo Chioratto), das 13h às 19h - mais de 100.000 foliões
11/02/2018
Bloquinho da Vila - Praça Damasio Paulo, das 10h às 14h - até 100 foliões
Bloco Vou de Taxi - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 13h às 16h -  de 20.000 a 50.000 foliões
Bloco Domingo Ela Não Vai - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 11h às 16h - de 50.000 a 100.000 foliões
Bloco do Desmanche - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 18h às 20h - de 50.000 a 100.000 foliões
12/02/2018
Bloco Filhos de Gil - Rua Coronel Lisboa (entre Sena Madureira e Capitão Macedo), das 14h às 20h - de 2.000 a 5.000 foliões
Bloco Pinga Ni Mim - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 13h às 19h - de 20.000 a 50.000 foliões
13/02/2018
Bloco Carnajazz - Rua Joaquim Távora (altura do Bar Vila Vila, no 1322), das 14 às 20h - de 500 a 2.000 foliões
Bloco Love Connection  - Avenida Helio Pelgrino (altura da Rua Diogo Jacome), das 13h às 19h - de 15.000 a 20.000 foliões
Bloco dos Invertidos - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das13 às 19h - de 2.000 a 5.000 foliões
17/02/2018
Bloco do Descubra - Rua Coronel Lisboa, das 13h30 às19h30 - de 5.000 a 10.000 foliões
Bloco Rabusuju - Rua Napoleão de Barros, das 14h às 20h - de 2.000 a 5.000 foliões
Bloco Nu Nu Mundo - Rua Dr. Álvaro Alvim, dasdas 13h às 19h - de 100 a 500 foliões
Bloquinho - Praça Rosa Alves e Silva (dentro da praça ), de 9h às 14h - 2.000 a 5.000
Bloco Marchistas - Avenida Hélio Pelegrino (Rua Diogo Jacome), das 13h às 19h - de 2.000 a 5.000
Bloco Sebah Vieira - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 16h às 21h - de 20.000 a 50.000
Bloco do Baiana System - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 13h às 18h - de 20.000 a 50.000
Bloco do Largadinho (Claudia Leite) - Avenida 23 de Maio (Viaduto Sta Generosa), das 14h às 18h - mais de 100.000
18/02/2018
Bloco Confraternidade - Alameda dos Anapurus, 1414, das 13 às 19h - de 500 a 2.000 foliões
Bloco CarnaSP/Sou do Interior (Fernando & Sorocaba) - Obelisco (Praça Escoteiro Aldo Chioratto), das 13h às 19h - de 5.000 a 10.000 foliões
Bloco Me Viu Mentiu - Avenida Hélio Pelegrino (cerca de 100 metros à frente da Rua Diogo Jacome), das 12h às 18h - de 2.000 a 5.000 foliões
 
* De acordo com a prefeitura, programação é sujeita a alterações

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018