UMAS E OUTRAS
23/02/2017 - Edição 168 - Fev/2017
Da Redação

Parceria repaginada

O Vizinhança Solidária, um modelo de segurança preventiva realizado em parceria entre a PM e os moradores, foi implantado há três anos pelo então capitão do 12º Batalhão da PM, Flávio Baptista. 

O programa entusiasmou os vizinhos.  Maurício Pedro Pinto, por exemplo, foi de porta em porta para incentivar o entorno a melhorar a segurança na rua onde reside: Rua Dr. Fabrício Vampré.
 
O resultado foi positivo. “Conectamos as portarias dos prédios, instalamos câmeras e a PM passou a fazer ronda semanal. A segurança melhorou bastante. Nessa área participavam do programa cinco edifícios, uma escola infantil e três casas”, diz.
 
A tranquilidade, porém, não durou muito. Com a saída do Capitão Flávio e, logo em seguida, a do soldado Claudinei, destacado para cuidar apenas do programa, os problemas voltaram. “O programa ficou abandonado e voltamos a sofrer com roubos de carros e casas, crimes que tinham cessado depois do Vizinhança Solidária”.
 
Segundo Maurício o assunto também desapareceu da pauta do Conseg e os moradores começaram a desistir do programa. “Na metade do ano passado tentaram retomar, mas durou apenas um mês. Os moradores fazem questão do programa, mas, infelizmente, ele voltou à estaca zero”, lamenta.
 
Maurício reforça ainda que é importante retomar o Vizinhança Solidária no bairro, forma de incentivar os moradores a ajudar na segurança. “Ele é um programa de natureza preventiva e não podemos abandoná-lo”, alerta. 
 
Ele não será abandonado, informa o primeiro tenente do 12º Batalhão da PM, Lucas Ribeiro de Paulo. “O programa está sendo repaginado para ser ampliado com novas diretrizes, entre elas a criação de núcleos no bairro e representantes locais”, afirma.
 
O novo modelo não terá um único representante, como era no início, e sim, vários. “Estamos trabalhamos nessa nova temática de implantação e até março faremos uma reunião com os moradores para apresentar as alterações”, promete o tenente Lucas.

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2017