UMAS E OUTRAS
19/12/2016 - Edição 167 - Dez/2016
Da Redação

Luz, Câmera, na Vila!

Há quatro anos foi ao ar o primeiro programa da TV ASSIM, a Web TV comunitária da Vila. Começava dessa forma uma série de registros sobre os principais temas que mobilizam seus moradores: cultura, meio ambiente e memória.

Em seu site já é possível assistir a 130 vídeos. Estão ali a festa dos 60 anos do Pq. Ibirapuera, o evento Sabor da Colheita do Instituto Biológico, a mobilização O Outro Lado do Muro e o aniversário de 15 anos do Pedaço da Vila.
 
Por detrás da câmera da TV ASSIM está o documentarista Arthur Bandeira (57), o idealizador. “A Vila Mariana tem muita história e elas sempre são muito boas. Comecei a registrar a vida no bairro pelo olhar dos próprios moradores. Mas a maioria ainda fica tímida na frente da câmera”, diverte-se.
 
A emissora é uma espécie de laboratório do audiovisual, considera o vizinho. “A TV ASSIM se baseia no conceito de trabalho comunitário. A sede, com estúdio e edição, fica na minha casa, é meio improvisado. É uma experiência de criatividade”.
 
A equipe é formada por veteranos da comunicação, jornalistas e cineastas. “A maioria trabalhou no analógico. Para nós tem sido uma grande experiência descobrir novas maneiras de trabalhar o audiovisual, com mais liberdade”.
 
Pela emissora passaram personalidades nacionais. A última foi Carlos Augusto de Oliveira, o Guga, criador do Globo Repórter e do Fantástico. “Ele veio ao bairro para uma conversa sobre TV e Comunicação. Logo estará no ar”, adianta. 
 
Quanto ao futuro da Web TV, Arthur sonha colocar em prática algumas melhorias. “Queremos estrear uma grade de programação contínua no site e promover oficinas de vídeos em nossa sede, queremos deixar a TV Assim mais ativa, pois histórias nunca faltam”.
www.tvassim.org.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2017