ATITUDE
19/11/2016 - Edição 166 - Nov/2016
Jean Massumi

Ando devagar...

Estamos em novembro, penúltimo Pedaço da Vila do ano. Pensava em uma coluna com dicas de bem estar para já se preparar para 2017. Mas no fundo, meu coração dizia para escrever sobre outra coisa... Acabo de saber o resultado da  eleição presidencial  norte-americana, o  que me fez refletir sobre escolhas, sobre convicções, sobre o coração humano.

É certo que não entendo de política — nem da brasileira, muito menos da americana. É certo que não enxergo direito o que acontece no mundo, pois, além das córneas, tenho um ceratocone na alma chamado personalismo — que me permite  entender as coisas de forma limitada... E por isso, distorcidas; aprendi a ser OTIMISTA, a ter esperança....fé. O que preciso urgentemente é EDUCAR-ME! Mesmo correndo o risco do pessimismo...
 
Quando um discurso ofensivo e carregado de preconceitos vence uma eleição, uma pergunta me vem à cabeça imediatamente: o que é fazer a coisa certa? Ou o que é fazer uma boa escolha? Explorar erros é o que temos feito. A Esquerda explora o erro da Direita, e  vice-versa no mundo todo. E assim giramos em volta do próprio rabo, repetindo ciclo atrás de ciclo.
 
Estamos aprendendo a ser cínicos e assim driblar os males da consciência. Um hater me mandou a seguinte mensagem: “Brasileiro não sabe nem votar para síndico e quer dar opinião na eleição americana”. Concordo. E pelo visto o mundo globalizado também não sabe...
 
Temos nossos problemas, temos nossas injustiças, temos nossas mentiras e o nosso Trump. Mesmo porque Trump não é só uma pessoa, é um conceito que volta e meia aparece e sabemos que não termina bem.
 “In God We Trust”, dizem eles... Que assim seja!
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2017