ATITUDE
25/02/2015 - Edição 146 - Fev/2015
Jean Massumi

Tolerância vem de berço...

Primeira coluna de um ano que começa a mil. Nos noticiários (nacionais e internacionais) podemos ver, a cada dia, uma enxurrada de manchetes que exaltam a nova estrela do momento: a intolerância.

Antes de qualquer comentário, compreender o significado da palavra se faz necessário, e nos dicionários consultados TOLERAR significa ter condescendência ou indulgência com aquilo que não queremos ou não podemos impedir. Enfim, ter paciência e boa vontade com as opiniões (atos, sistemas, crenças) contrárias às nossas. Logo, INtolerância é não ter nada disso; é uma ode aos grandes defeitos da humanidade (orgulho e egoísmo); é nos apartarmos de um resto que não comunga da mesma importância que temos. 
 
Convivendo um pouco com as crianças, percebemos que tolerância é uma virtude assimilável, mesmo para as alminhas mais difíceis. Nossos pequenos demonstram sempre uma enorme boa vontade em aceitar diferenças, desde que estimulados a isso. Basta ouvir comentários ingênuos, simples e que desmontam as mais complexas teorias sociológicas para renovarmos nossas esperanças.
 
No entanto, eis que temos um mundo muitas vezes hostil, e fica a dúvida: quero educar meu filho tendo como referência uma realidade (e um futuro) otimista ou pessimista? A resposta da pergunta reside no coração de cada pai e cada mãe, mas não nos enganemos: nos valores do filho percebemos a riqueza da família. Mês que vem continuaremos com o tema... Grande abraço e que todos tenhamos um excelente ano!!!
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019