UMAS E OUTRAS
26/11/2014 - Edição 144 - Nov/2014
Da Redação

Universo Fantástico

Os universos paralelos realmente existem? Até que ponto essa teoria entra em compasso com a realidade que conhecemos? Ou ainda: É possível que essa mesma jornada esteja acontecendo em outra dimensão? Questionamentos dessa natureza dão o tom da 16ª edição da Fantástica Jornada Noite Adentro, que acontece na madrugada de sábado (29) para domingo (30) na Biblioteca Pública Viriato Corrêa.

O início do evento acontece às 21h de sábado com a leitura dramática de “O Jardim de caminhos que se bifurcam”, texto de autoria do escritor argentino Jorge Luis Borges. Logo em seguida, às 22h, ocorre uma mesa-redonda na qual será debatido o tema “Universos paralelos: quando a literatura encontra a ciência”. A maratona ainda inclui jogos, sessões de cinema e será encerrada com um café da manhã.

 

Confira a programação completa:

Leitura dramática: “O Jardim de caminhos que se bifurcam”, de Jorge Luis Borges

Com Plínio Soares e Carlos Baldim. Direção de Francisco Medeiros

 

Dia 29 de novembro às 21h

Live-action role play

Com a ONG Confraria das Ideias, que atua há 15 anos desenvolvendo o larp (live-action roleplaying) com jogos de diversos temas, que incluem aventura, terror, fantasia e literatura. O larp é ao mesmo tempo um jogo de representação e uma arte participativa. Assemelha-se ao teatro ou à performance, porém é feito para ser vivenciado e não assistido (definição NpLARP). Não é necessário já ter participado de outro larp! A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo email: confrariadasideias@gmail.com

 

Dia 29 de novembro às 23h59   

Mesa-redonda: Universos paralelos – o encontro da literatura com a ciência

Com Adriano Piazzi, Francisco de Assis Nascimento Jr e mediação de Francisco Rômulo Monte Ferreira

Adriano Piazzi - Há 12 anos no mercado editorial, tem experiência  como gerente de marketing e coordenador editorial. Hoje, é sócio-diretor e publisher da Editora Aleph, e foi o responsável por trazer de volta ao mercado brasileiro grandes clássicos mundiais da ficção científica

Francisco de Assis Nascimento Jr. - Doutorando em Física na FEUSP, Mestre em de Ciências com a dissertação "Quarteto fantástico: ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural” e Licenciado em Física pelo IFUSP.

Francisco Rômulo Monte Ferreira - Físico pelo IFSP e Doutorado em Neurociência e Comportamento (IP-USP). Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, Filosofia da Ciência, História da Neurociência nos séculos XIX e XX e a relação entre Ciência e Literatura Fantástica.

 

Dia 29 de novembro às 22h

Filmes:

 

Alice

Neco z Alenky, Suíça, Alemanha, Tchecoslováquia, 1988, 84 min, legendado, DVD

Direção: Jan Svankmajer. Elenco: Kristýna Kohoutová, Camilla Power.

Quando Alice seguiu o Coelho Branco no País das Maravilhas, iniciou-se assim uma surpreendente aventura onírica pelo mundo infanto-juvenil, combinando técnicas de animação e atores reais. Livre

 

Dia 29 de novembro às 23h59

Coraline e o mundo secreto

Coraline, EUA, 2009, 100 min, dublado, DVD

Direção: Henri Selick.

Coraline Jones está entediada em sua nova casa, até que encontra uma porta secreta e descobre uma versão alternativa de sua própria vida do outro lado. Para maiores de 10 anos.

 

Filme surpresa

30 de novembro às 3h30h  

 

Local: Biblioteca Pública Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298.

Entrada Franca.

Telefone: 5573-4017.


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018