UMAS E OUTRAS
20/10/2014 - Edição 143 - Out/2014
Zaqueu Fogaça

México por Buñuel

EXPOSIÇÃO - No período entre 1945 e 1965, o cineasta espanhol Luis Buñuel, ícone do surrealismo, teve boa parte de seus filmes rodada em território mexicano. Antes de iniciar as filmagens, fotografava todos os lugares na busca pela melhor locação para as cenas. Esse minucioso processo de pesquisa do diretor pode ser conferido agora na exposição “México Fotografado por Luis Buñuel”, que se mantém em cartaz no salão da Cinemateca Brasileira até o dia 29 de outubro, paralelamente à 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Elaborada em parceria com a Mostra, o Governo da Espanha e assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, a exposição é composta por 85 registros fotográficos que integram uma série de fotos que são conservadas pela filmoteca Española, em Madri. A seleção conta ainda com imagens que não possuem relação com nenhum filme específico do cineasta, mas, que, em conjunto, são fundamentais para compreender seu processo de criação e a relação que mantinha com cada etapa da realização de seus filmes.

A vida simples e paisagens naturais podem ser conferidas na exposição pelo olhar inquieto e detalhista do cineasta. Em registro de casarões em ruínas, vielas, rios e fachadas, Buñuel revela uma precisão no contraste de luzes e sombras, alcançando uma textura rústica e revelando um olhar profundamente artístico.

Além da exposição, a Cinemateca Brasileira participa desta edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com uma programação inteiramente gratuita. Para conferir a programação que se estende até o dia 29 de outubro, acesse: http://38.mostra.org/br/home/

______________________________________

Exposição: México Fotografado por Luis Buñuel

Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207

Quando: até o dia 29 de outubro

Visitação: das 14h às 22h

Entrada Franca


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018