ATITUDE
25/07/2014 - Edição 140 - Jul/2014
Autor 100016

Ao pó voltaremos
Estive no Pari há algumas semanas. Saí de lá com um gosto amargo na boca, uma vertigem diante de tanta quinquilharia inútil.
Na cabeça, um pensamento fazia ferver os meus miolos: como é possível este planeta suportar a produção e o consumo desenfreado de produtos que absolutamente não servem para nada? Não pode!
O ser humano nunca foi sinônimo de retidão moral ou de devassidão.
Optamos racionalmente pelo bem ou pelo mal.
Racionalmente, podemos tentar justificar o injustificável, se isso atender aos nossos interesses egoístas.
Racionalmente, muitos podem se enfurecer com a afirmação de que um predador é tão banalmente humano quanto nós. Talvez não suportem que se desnude o fato de que eles, eu e você, provavelmente somos monstros, se isso fizer parte de nossos interesses.
Sim, o monstro existe, mas não precisamos ser escravos dele. O consumo desenfreado, que espolia nosso planeta, não precisa ser nosso patrão.
A escolha é nossa.
Perceber a humanidade no monstro não é desculpá-lo, antes de tudo é a tentativa de iluminar a praga de fungos que crescem no escuro dos nossos desejos, alguns inconfessáveis.
Se não deixarmos entrar a luz dessa verdade, seremos consumidos por dentro, consumiremos esta terra até restar só poeira.
 
Deliciosa falsa quiche de aspargos 
(usando restos que iriam para o lixo)
 
INGREDIENTES
 
Massa:
100 g de manteiga, 200 g de farinha, 1 pitada de sal
1 pitada de açúcar, água gelada (quanto baste)
 
Preparo: misture a farinha com o açúcar, depois o sal, até obter uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos até unir os ingredientes. Forre uma forma de aro removível e reserve na geladeira.
 
Recheio: 3 xícaras de alface picada (aquelas folhas feias que você costuma jogar fora), 2 copos de leite azedo (nunca jogue fora, congele e guarde para o preparo de tortas e bolos), sal e pimenta-do-reino a gosto, 4 ovos, 1 xícara de miolo de pão seco (ralado), 1 xícara de cascas de parmesão ou de restos de queijos
 
Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque sobre a massa reservada e asse em forno médio pré-aquecido.
 
Felipe Ciutat é chef de cozinha do Restaurante O Vegetariano: 
Av. Jabaquara, 1126. Tel:  5587-3785
 

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019