ATITUDE
- Edição 57 - Dez/2006
Jean Massumi

Moxabustão

Na coluna do mês passado mencionei uma terapia um tanto quanto desconhecida pelo pessoal e recebi vários telefonemas pedindo mais informações sobre essa técnica: a moxabustão.

A moxabustão é uma terapia que trata e previne desequilíbrios através de calor em determinados pontos. Esse calor é proveniente da queima de uma erva chamada Artemísia (artemísia vulgaris), que é preparada previamente até atingir a aparência de um algodão.

Existem diversas formas de utilização da artemísia na moxabustão, (fazendo bolinhas do tamanho de um grão de arroz, fazendo cones maiores sobre fatias de gengibre ou prensada na forma de bastões).Uso muito o bastão, por ser uma forma indireta de calor.

A principal indicação da moxa é aquecer e desobstruir os meridianos, eliminando frio e umidade e promovendo uma melhora na circulação de energia. O calor nestes cabas é brando (na forma indireta) e penetra profundamente sob a pele, dando uma imediata sensação de relaxamento, além disso, o cheiro da artemísia elimina energias negativas.

Essa forma de tratamento é utilizada há séculos no oriente, e vem sendo substituída por inovações tecnológicas (laser), mas ainda conserva a preferência de todos que buscam as terapias naturais. Muito obrigado e boas festas!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019