ATITUDE
13/06/2014 - Edição 139 - Jun/2014
Jean Massumi

Dica para pressão alta
Meus amigos do Pedaço, torcer pela seleção brasileira não é um ofício muito salutar. Que o digam nossas unhas e nossos corações. Suar frio, sentir palpitações e dores no estômago são alguns dos sintomas que todo torcedor que se preze já vivenciou. O problema é quando o negócio fica sério e algumas pessoas vão parar no hospital!
 
Nessa coluna, quero compartilhar uma dica simples e acessível, que pode ajudar a controlar um problema frequente para torcedores e não torcedores: a hipertensão arterial, ou pressão alta. Quero deixar claro que é APENAS UM COMPLEMENTO ALTERNATIVO, E QUE JAMAIS SE DEVE INTERROMPER OU MODIFICAR QUALQUER TRATAMENTO MÉDICO, ok?
 
Um médico canadense desenvolveu um aparelho de segurar e contrair os dedos, medindo a força dessa empunhadura através de contração isométrica. Ele verificou que quando a força aplicada é em torno de 30% da força máxima da pessoa, segurando por um certo tempo, e repetindo diariamente esse exercício, notava-se uma diminuição da pressão arterial.
 
Os japoneses, que não são bobos nem nada, simplificaram esse método e o tornaram acessível para qualquer pessoa: no lugar desse caríssimo aparelho, usa-se uma toalha de rosto grossa.
 
Vamos lá: enrola-se uma toalha de rosto bem grossa, ou duas toalhas de rosto normais, formando algo semelhante a um rocambole bem firme. Segure esse rocambole com os dedos afastados (os dedos não podem se tocar, se isso acontecer coloque uma toalha mais grossa). Aperte a toalha com toda a força durante 2 minutos. Descanse 1 minuto. Troque de mão e aperte por mais 2 minutos com toda a força. Descanse por 1 minuto. Volte para a mão inicial e aperte por mais 2 minutos. Descanse 1 minuto. E finalize trocando de mão e apertando por 2 minutos com toda força. No  total são 11 minutos de exercício. Apertamos duas vezes com a mão direita e duas vezes com a mão esquerda (pode começar com qualquer uma). E podemos fazer assistindo TV.
 
Por que a toalha? Os pesquisadores japoneses descobriram que a densidade da toalha enrolada é semelhante à do aparelho (por isso tem que ser um “rocambole” bem firme). E usando a força máxima, depois de um tempo, automaticamente baixamos para 30% a força da pegada. Espero que ajude. Até a próxima, e VAI, BRASIL!!!
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019