UMAS E OUTRAS
- Edição 132 - Out/2013
Da Redação

Rumo ao Coração

A fim de criar oportunidades para que cada pessoa olhe para seu próprio processo de crescimento e aprenda a lidar com os inimigos interiores sob uma nova visão, descobrindo o que se anseia despertar e o que ainda é preciso trabalhar interior e exteriormente, Luciana Sérvulo Cunha, professora de meditação e yoga há 30 anos, veio ao Brasil para conduzir o workshop “Os Caminhos da Transformação Rumo ao Coração”, no Studio Iyengar Yoga São Paulo.

Luciana nasceu em Santos, estudou em vários países da Europa, na Índia, no Japão e nos Estados Unidos, é empreendedora social, psicoterapeuta prânica, cineasta e autora do livro A Arte de Aprender e Educar para Ser.

Há três anos mora na Índia, onde se dedica aos estudos de yoga e meditação, além de trabalhar como executiva voluntária do Women Empowerment, projeto da ONU em parceria com a Amrita University, que tem como meta capacitar mais de 3 mil mulheres por meio de cursos técnicos. “O curso dá aula de contemplação, mas o conceito que eu aplico é diferente do modo brasileiro de entender a contemplação. Para o ocidental em geral, contemplar está ligado a admirar, observar.

Durante o curso, eu mostro o aspecto indiano da contemplação, que tem como objetivo fazer uma ponte entre a mente e o coração: primeiro a gente diferencia o que vem da mente e o que vem do coração, e compreende, através da consciência profunda. É uma técnica simples”, explica.

Segundo a educadora, quando entramos em contato com essa técnica de contemplação, é possível obter respostas, que estão no nosso interior, para crises, dúvidas e dificuldades, o que naturalmente melhora todos os aspectos da vida. “Por meio das técnicas, vêm à tona muitas respostas que, na verdade, não são conclusivas, mas que revelam muitas coisas que nos levam ao autoconhecimento, pois apontam vários aspectos que estão envolvidos com a questão que levou a pessoa ao conflito interno”, esclarece.

 “Ensino a ponte entre mente e coração”. Para isso, Luciana utiliza frases, trechos de grandes mestres e escrituras, que são fundamentais, além da respiração, da meditação e de alguns exercícios, chamados pranaterapia.“O workshop, embora seja prático, trata de questões mais abstratas, de conhecimentos sutis, práticas milenares que levam a uma transformação. A pessoa sai mudada, não tem como passar pelas técnicas sem ficar mexido, e a pessoa tem a possibilidade de posteriormente aplicar sozinha. É muito simples e serve para qualquer um”, explica.

O workshop acontece nos dias 15/11 (sexta), das 19h30 às 21h30; 16/11 (sábado), das 10h às 17h; e 17/11 (domingo), das 10h às 13h.

Para mais informações e inscrições: 98767- 3170 (Cris) ou 99995-5769 (Analu). E-mail: secretaria@iyengaryogasaopaulo.com.br

O Studio Iyengar Yoga São Paulo fica na cobertura do Hotel Matsubara: Rua Cel. Oscar Porto, 836.


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2018