ATITUDE
- Edição 131 - Set/2013
Lara Freitas

Eco Bairro - Política Sustentável
Bem comum, fundamenta-se em uma sociedade que tem os mesmos interesses coletivos — a clareza daquilo que é melhor para todos, quer dizer, o maior bem possível para o maior número possível de pessoas.
E política, termo comumente usado para indicar a atividade ou o conjunto de atividades que, de alguma maneira, tem como referência a pólis (a cidade).
 
Em essência, muito além de suas estruturas físicas, as cidades e os bairros são compostos verdadeiramente pelas pessoas. É esse corpo que anima e dá vida ao espaço público. A qualidade dessa interação é que nos interessa para chegarmos a um bairro sustentável e pacífico.
 
A cidade, o bairro, precisa funcionar como um organismo saudável – um verdadeiro ecossistema. Assim terá uma condição urbana adequada à nossa e à futura geração. Isso está ao nosso alcance, mas requer ação política e práticas individuais e coletivas nessa construção do bem comum.
 
Estamos num momento importante de reeleição dos representantes do CADES e precisamos que os três distritos que compõem a Subprefeitura de Vila Mariana – que compreende Moema, Vila Mariana e Saúde — estejam representados de maneira equânime. Para isso, neste mês de setembro, devem-se buscar informações sobre os candidatos, suas intenções e propostas.
 
Uma de nossas metas é fortalecer o CADES e mantê-lo dinâmico e vivo! Para isso, reconhecer seu papel e estar conectado com as discussões e contribuições desse conselho, e mais: participar de forma ativa  é fundamental para uma ação pública e política no seu melhor sentido.
 
O exercício da cidadania tem se modificado mais recentemente com as  manifestações, o que evidencia que cada um de nós é um veículo de educação, de comunicação, e pode criar formas de participar e reverberar boas práticas cidadãs.
 
Essa é a semente de uma Política Sustentável: as tomadas de decisão do bem público fazerem parte da nossa vida cotidiana. Com esse espírito, prosseguimos com o lançamento do GUIA SEMENTES em oito locais no bairro escolhidos para representar os núcleos do DNA ECOBAIRRO. Fizemos no dia 5 de setembro o lançamento do núcleo de Política na Subprefeitura da Vila Mariana — um dos continentes de condução e expressão de cidadania — com a participação do subprefeito, dos representantes do CADES, além de moradores e nucleadores do Ecobairro. A semente precisa ser plantada e cultivada agora para que possamos colher os frutos num futuro breve. 
 
A publicação pode ser acessada gratuitamente no nosso site www.ecobairro.org.br e no blog do projeto, pelo link: http://projetosementesparaumbairrosustentavel.files.wordpress.com/2013/06/guia-sementes-para-um-bairro-sustentavel-e-pacifico.pdf. 
 
Vamos participar do Verdejando SP, de 13 a 22/09, no Parque do Trote — veja maiores informações no link: http://revelandosaopaulo.org.br/rv/
Vamos agir juntos — participe e divulgue!
 
Lara Freitas - Coordenadora
Programa Permanente Ecobairro — O Planeta é a nossa Casa.
www.ecobairro.org.br

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019