ATITUDE
- Edição 120 - Set/2012
Jean Massumi

Em forma para o Verão
Fim de inverno. Aliás, não houve inverno muito rigoroso neste ano. Mesmo assim, o pessoal vai correndo para os parques e academias tentar recuperar a forma perdida. Nós, aqui, da Vila Mariana, temos sorte de desfrutarmos do Ibirapuera, logo ao lado.
É um período em que recebemos pacientes/clientes com dores musculares devido aos excessos cometidos nas atividades físicas. E um número considerável de pessoas vai além da conta, ultrapassando o limite estabelecido pelo bom senso, e aí chega com LESÕES MUSCULARES (muitas vezes, bem sérias).
Meus amigos, aqui vai um alerta de que muita gente não gosta, mas que na condição de massoterapeuta chato, sou obrigado a fazer: ninguém vai perder os quilinhos acumulados no inverno em duas semanas. A única coisa que as pessoas conseguem imediatamente ao sair correndo como loucas é: LESÃO!!!
Pior ainda se a pessoa só faz o exercício no fim de semana. O corpo precisa de um ritmo gradual e frequente de atividade física para otimizar o metabolismo das gordurinhas. E os vários sistemas que compõem nossos corpos (respiratório, circulatório etc.) devem estar harmonizados com essa tarefa.
Precisamos desenvolver uma visão de longo prazo, porque, se nos machucarmos no começo dos treinamentos, o efeito vai ser oposto ao imaginado, já que seremos forçados a uma inatividade de recuperação.
Quando alguém planejar  um treinamento milagroso para perder 10 kg em 1 mês, lembrem do padre Quevedo: ISSO NO ECZISTE!!!!
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019