ATITUDE
- Edição 112 - Dez/2011
Jean Massumi

Passando o ano a limpo!

Olá, meus amigos do Pedaço! E lá se vão mais 365 dias... Para o fechamento deste ano, resolvi colocar aqui algumas dúvidas (as mais frequentes) dos leitores. Peço desculpas por não colocar todas. As outras eu procurei responder por e-mail mesmo.

Tatiana B. pergunta com qual frequência pode fazer a respiração abdominal (coluna de outubro), e se ela pode ser feita por gestantes. Tatiana, inicialmente faça o quanto for confortável para você. No caso das gestantes, dependendo da posição, a respiração abdominal pode gerar algum desconforto, mas não tem nenhuma contra-indicação. Particularmente, eu faço quase o tempo todo.
 
Dona Meire pergunta se a bolsa de sal grosso (coluna de maio) pode ser reaproveitada e se é normal o sal ir mudando de cor. A ideia é ir reaproveitando mesmo, dona Meire. O sal grosso dura muito tempo. E ele muda de cor, sim, vai escurecendo com o passar do tempo. Eu só troco o sal, por via das dúvidas, quando percebo que a panela solta alguma substância nele.
 
A dona Marisa (e mais um monte de gente) tem dúvidas a respeito da coluna de setembro (pressão alta), e me pergunta se conheço receitas de chás para hipertensão arterial. Bem, me referi na ocasião a um tipo de MASSAGEM que costuma ajudar no tratamento. Coisa simples, que qualquer pessoa pode fazer. Quanto aos chás, não tenho nenhuma indicação a fazer, principalmente por ser uma área carente de estudos. E tome cuidado, dona Marisa, com as receitas que lhe chegam às mãos. Alguns ingredientes, além de não ajudar, podem prejudicar muito a saúde. Sempre fui um defensor das terapias naturais, mas, hoje em dia, até as ervas têm procedência duvidosa. Portanto, compre em local idôneo e com indicação precisa, ok?Despeço-me com votos de boas festas a todos. E que esse espírito de fraternidade tão frequente no fim do ano se espalhe por todos os dias de 2012. Muito obrigado
 
Jean Massumi é massoterapeuta
Rua Morgado de Mateus, 596.  Tel. 5908.0121    jmhara@uol.com.br

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019