ATITUDE
- Edição 111 - Nov/2011
Lara Freitas e Paullo Santos

11/11/2011 - Reconciliação com a Natureza
Nessa data especial, o Ecobairro, a Casa das Religiões Unidas e a UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, no Parque Ibirapuera, realizou um evento em reconciliação com a natureza, dando início a um novo ciclo para uma vida sustentável e pacífica, com união e reconhecimento de que nosso maior TEMPLO é a TERRA; e aí entra o Sagrado.
Quando a Casa das Religiões Unidas foi lançada, em 10/10/10, em Salvador-Bahia, no Dique do Tororó, o Ecobairro estava presente e foi a primeira organização a propor uma parceria em um dos principais pilares da Casa: RECONCILIAÇÃO COM A NATUREZA.
 
Pode parecer algo muito abstrato, mas é uma ação que abre portas para uma interpretação ampliada das questões ambientais. Ao longo da história, temos sido muito agressivos com a natureza e seus recursos, por desconhecer a dimensão VIVA DE GAIA. Gaia é um planeta vivo que se retroalimenta numa teia intrincada de autorregulação e até de fragilidade, como nosso organismo. Certa vez, conversando com um índio, perguntamos o que deveríamos fazer nesse momento para voltar ao equilíbrio com a natureza. Ele disse: primeiro precisamos nos reconciliar conosco e com todos os seres; os elementos da natureza sentem as agressões e respondem a elas, como nós quando nos sentimos agredidos. Portanto a reconciliação é o primeiro passo para restaurarmos uma relação pacífica com o Planeta.  E, nessa perspectiva, começamos a agir.
 
Também importante, a ECO92, que aconteceu no Rio Janeiro, foi um marco histórico da humanidade em busca de um planeta sustentável. Agora em 2012 completamos 20 anos de esforços e precisamos reavaliar e ajustar nossos objetivos, pois as questões estão muito aceleradas e os aprimoramentos devem ser constantes. Nesse dia será lançado o site do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que acontecerá na Bahia, em março de 2012, no qual todos que sabem a importância da educação para uma vida sustentável e pacífica se reunirão  e farão propostas para a RIO + 20.
 
O chamado agora é de UNIÃO e PAZ, como diz a música: “um mais um é sempre mais que dois / para construir a vida nova / vamos precisar de muito amor...” E com esse apelo é que, nessa data tão especial, 11/11/11,  nossos esforços se uniram para que todos reconheçam que a TERRA É SAGRADA!!!
Entre nesse TEMPO E TEMPLO!!!

Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019