ATITUDE
- Edição 110 - Out/2011
Denise Delfim

TARDE DE SAÚDE COMUNITÁRIA

Hoje em dia é importante cada um de nós pensar na saúde individual, mas devemos levar em consideração todos os aspectos sócio-ambientais e econômicos que afetam o individuo, os grupos e o planeta.

A doença, ou melhor, os desequilíbrios manifestam-se em diferentes momentos e em todos os seres; precisamos aprender o que esse movimento aponta em relação ao nosso apren-dizado, para o re-equilíbrio numa outra "oitava". Se aproveitarmos essa oportunidade — percebendo-nos dentro do corpo que nos foi dado — iremos cuidar e, dentro do possível, buscar a causa do desequilíbrio para aliviar o sofrimento, para restabelecer a vitalidade e a plenitude que cada ser pode alcançar.

De um modo geral, as pessoas vivenciam mais os tratamentos das diversas doenças do que a promoção da saúde, pois é preferível remediar que prevenir. Lembro-me de uma colega de profissão que dizia: "Os remédios são para remediar; se fossem para curar, o nome seria curédio". Atrás dessa frase jocosa existe uma sabedoria: o processo de cura é algo muito profundo, e sua velocidade depende da coragem e da intensidade de cada um; significa que houve uma ampliação que permitiu que cada pessoa ocupasse o "seu espaço" no mundo, realizando o que ela — e só ela — veio realizar.

Promover saúde e trabalhar pela prevenção é encontrar métodos e praticar hábitos de vida que tornem as pessoas imunes e mais resistentes a doenças, reduzindo seus impactos, ou até preparando-as, caso a doença seja inevitável.

Na perspectiva de uma visão ampliada da saúde, o Núcleo de Saúde do Ecobairro e a UNIKÓSMICA – Universidade Livre de Educação Cósmica criou o Programa Tarde de Saúde Comunitária. Toda sexta-feira à tarde, na casa Urusvati, pessoas são atendidas gratuitamente por meio de uma visão ampliada de saúde. É importante que cada pessoa entenda e assuma o que pode fazer por si, pelo grupo no qual ela está inserida, contribuindo com o coletivo e o planeta. Venha conhecer e fazer parte dessa iniciativa!

Serviço gratuito para todas as idades: todas as sextas-feiras, das 14 às 18h. É necessário agendar pelo tel.: 2578.7254 (à tarde) ou contato@urusvati.org.br. Rua Dr. Luiz Azevedo Filho, 38.

Marly Pedra

Médica e Nucleadora de Saúde do Ecobairro

www.ecobairro.org.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019