ATITUDE
- Edição 109 - Set/2011
Jean Massumi

Massagem para quem sofre de pressão alta

Embora não seja o nome correto (o mais apropriado seria hipertensão arterial), é assim que conhecemos um grande inimigo da saúde, que atinge os seres humanos, nos cinco continentes.

No início de setembro, a rede estatal de TV japonesa N.H.K. exibiu um programa que falava sobre a pressão alta e os métodos naturais que serviriam de ALIADOS ao combate dessa moléstia. Um dos métodos que surpreenderam os avaliadores foi nossa velha conhecida: a MASSAGEM. E detalhe: a técnica é usada há muito tempo (mais de 30 anos) por alguns profissionais da área.

Vou tentar explicar de modo bem simples como fazemos essa massagem. O ideal (se nos for possível), é fazermos diariamente durante 20 minutos. Não custa tentar!!!

1.º - Massagearemos os dedos das mãos e dos pés. Com leves pressões, girando os dedos, apertando em vários sentidos, como se tentássemos amolecer uma massa. Faremos em cada dedo com calma e disciplina.

2.º- Massagearemos antebraço. Nessa hora precisamos do auxílio de outra pessoa. Com pressões, deslizamentos e, depois, como se estivéssemos "torcendo" levemente uma roupa molhada, desde o punho até o cotovelo.

3.º- Por fim, massagearemos uma região na cabeça. Imaginem uma linha que sai da ponta superior da orelha até o começo do olho. Na metade dessa linha, fica a região a ser massageada. Faremos movimentos circulares e leves pressões.

Gostaria de lembrar que essa massagem é uma AJUDA aos tratamentos tradicionais, sugerida pelos médicos e que pode ser uma força extra para os que precisam.

Muito obrigado e até a próxima!!!

Jean Massumi é massoterapeuta: Rua Morgado de Mateus, 596. Tel. 5908.0121 jmhara@uol.com.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019