ATITUDE
- Edição 106 - Jun/2011
Denise Delfim

Mudança de Hábito JÁ!

"No último exemplar de Pedaço da Vila, li sobre o fim das sacolas plásticas. Já vi muita gente em supermercados levando sua própria sacola ou pedindo caixas de papelão para colocar as compras. Que bom, tem gente se conscientizando!

Em contrapartida, moro num edifício na Rua Áurea, que possui 56 apartamentos. Não há coleta de lixo reciclável, então me propus a coletar o lixo do meu andar (que tem 4 apartamentos) e levá-lo diariamente ao Pão de Açúcar, onde há coleta de recicláveis. Só um dos apartamentos coloca o reciclável na minha porta de serviço, os outros preferem misturar com lixo comum a separar e me entregar para que eu leve. Perguntei ao faxineiro do prédio se alguém mais tinha uma atitude igual à minha e ele disse: "Só a senhora se preocupa com isso!". Mas sei de apenas duas outras pessoas do prédio, que já vi levando o lixo reciclável nos seus carrinhos de feira e a pé. Eu levo de carro porque junto muito lixo. Quando tenho que sair para ir em algum lugar, já aproveito e levo o lixo ao Pão de Açúcar, não me custa fazer isso!

O síndico do meu prédio não tem o menor interesse na separação do lixo ou em doar os recicláveis para alguma instituição, vai tudo para o lixo comum. Deixo aqui o meu apelo ao jornal Pedaço da Vila para divulgar a minha cartinha, que é mais um desabafo!

É a primeira vez que escrevo, mas leio o jornal desde o primeiro número. Ah, mais uma dica: em vez de colocar o lixo comum em sacolas plásticas, estou fazendo uma lixeirinha de jornal em origami*, coloco na lixeira da cozinha e depois coloco embrulhadinho na lixeira do prédio, que aí, sim, é um plástico grande. Mas pelo menos não tem outras sacolinhas para poluir. Que acharam da ideia?

Um grande abraço e continuem firme e fortes que, com certeza, conseguiremos dar um ‘pitaco’ na busca por um mundo melhor..."

Claudia Simonetti


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019