ATITUDE
- Edição 97 - Ago/2010
Paullo Santos

CONHEÇA SEU VIZINHO

Nicholas Roerich (1874-1947), criador do Tratado Internacional de União Cultural que institui o uso da Bandeira da Paz e Cultura nos patrimônios culturais e naturais, assinado em 1935 nos EUA, tendo o Brasil como signatário, já dizia que uma das principais atividades de cultura de paz que poderíamos desenvolver seria "conhecer o nosso vizinho" (veja mais nos sites www.roerich.org.br ou www.roerich.org).

Esse mote tem muito a ver com a sustentabilidade no sentido amplo da palavra. Quem de nós tem uma boa relação com o vizinho de parede? Quem de nós conhece o que tem em nosso quarteirão e em nosso bairro? Quantas vezes atravessamos a cidade inteira para realizar algo que está ao nosso lado? Quanto tempo e recursos utilizamos para nesse trajeto? Por que não valorizamos o que está perto? Muitas perguntas nascem daí, por não conhecermos nosso vizinho, com o qual poderemos encontrar muitas respostas.

Quando criamos o Ecobairro, em 2004, já tínhamos isso em mente, e trabalhamos para tornar os bairros autossustentáveis. Cada vez mais isso se torna necessário, inclusive para ajudar no problema das mudanças climáticas.

Trabalhar onde se mora ou próximo da moradia, fazer compras no bairro, conhecer os patrimônios culturais do local, educar-se em sua região é algo que estamos experimentando, e toda hora fazemos descobertas. Caminhar pelo bairro e saber o que anda acontecendo passa a ser uma atitude prazerosa, sem que seja preciso entrar no ônibus ou ficar preso em um auto(i)móvel, pois com os engarrafamentos cada vez mais ficamos imóveis.

Conversando com o Simone Paranhos, Nucleadora de Comunicação do Ecobairro, concluímos que precisamos desenvolver mecanismos de comunicação local. Por incrível que pareça, com os avanços tecnológicos e a internet, sabemos tudo o que acontece no mundo e em outros, mas pouco sabemos do que acontece com o nosso bairro.

Por isso, é importante valorizarmos os jornais de bairro, a exemplo do nosso querido Pedaço da Vila, que vem de forma infatigável disseminando cultura, educação, política e sustentabilidade para um pedaço da Vila Mariana, embora gostaríamos que fosse para o bairro inteiro.

Depois de ler o Pedaço da Vila, entregue-o ao seu vizinho e pergunte a se ele conhece esse jornal. Isso já é um motivo para conhecer seu vizinho e experimentar a alegria de ser do mundo, morando aqui no bairro.

Experimente fazer quase tudo no seu bairro e você vai descobrir as riquezas que ele tem. Valorize o local onde você mora!

 

Paullo Santos

Coordenador do Ecobairro – O Planeta é a nossa Casa.

www.ecobairro.org.br

 

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019