ATITUDE
- Edição 95 - Jun/2010
Jean Massumi

Para relaxar em casa

Alguém aqui já sentiu tanto cansaço, que não conseguiu dormir por causa disso? Pois é, por mais absurda que possa soar essa frase, passei por isso na semana passada. E como "em casa de ferreiro o espeto nem sempre é de pau", fui tentar me aliviar com uma automassagem.
A história começou quando passei o dia todo mexendo com minhas plantas no jardim. Quando me dei conta, já era noite e eu estava literalmente quebrado. Tomei banho, comi uma coisinha e fui deitar. Mas o cansaço muscular, a coluna, as pernas; enfim, tudo me incomodava. Me virava de um lado para outro e não conseguia relaxar. Então resolvi colocar umas técnicas em ação. Peguei uma bola de tênis (pode ser de frescobol ou aquelas de borracha mais moles) e uma mais dura, de silicone, e comecei a sessão. Fazia movimentos circulares, pressão, deslizamentos e seguia uma regra: nas partes mais sensíveis, usava a bolinha de tênis. Nas partes mais resistentes, usava a outra (não use nas costas). Comecei pelos pés, sentado numa cadeira, pisando na bolinha mais dura. Depois, rolava com as mãos a bolinha por toda a perna. Onde eu achava um "nó" (ponto de tensão), eu ficava um tempinho a mais. Para as pernas, recomendo bastante tempo no tibial (entre o tornozelo e o joelho, do meio para a parte de fora).

Dói um pouco (por isso, faça com calma), mas o resultado é muito bom... Depois apoiava a bola mais mole embaixo da coxa (ainda sentado) e deixava o peso da perna fazer a pressão. Ia rolando a bola para mudar os pontos. Depois, deitado, fiz com a bola mais mole as costas e os ombros, sempre tomando cuidado para não forçar a coluna (a linha do meio).

No final, sentia que pesava uma tonelada a menos, e dormi muito bem. A automassagem demorou uns 30 minutos no total, e tenho certeza de que não teria conseguido dormir nesse tempo. Enfim, ótima relação custo/benefício ao alcance de quase todos.

Um grande abraço a todos e até a próxima!

NOTA: Muito obrigado pelos emails e cartinhas do mês passado. Histórias lindas e emocionantes. A massagem foi dada a uma pessoa da rua Baltazar Lisboa.

Jean Massumi é massoterapeuta

Rua Morgado de Mateus, 596. Tel. 5908.0121 jmhara@uol.com.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019