ATITUDE
- Edição 94 - Mai/2010
Lara Freitas e Paullo Santos

8 horas de ações sustentáveis

Com esse mote reunimos moradores, transeuntes e trabalhadores da Praça Santa Rita de Cássia – Mirandópolis – um pedaço da Subprefeitura da Vila Mariana. Apoiados pela Sociedade Defenda Mirandópolis, Subprefeitura da Vila Mariana, UMAPAZ – Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Fórum Agenda 21 da Vila Mariana, Movimento Boa Praça e pelo jornal Pedaço da Vila, o Ecobairro realizou 8 horas de ações sustentáveis, das 9 às 17h, no dia 24/04 – um sábado. A cada hora, havia uma atividade dos 8 núcleos que compõem o DNA Ecobairro: Espiritualidade, Cultura, Educação, Saúde, Comunicação, Economia, Ecologia e Política.

Num clima de alegria e bate-papo, as atividades fizeram da Praça um palco de inspirações para uma vida pacífica. Destacamos a exposição de dicas para uma vida sustentável, a Medição de Pegada Ecológica, de acordo com a qual muitos precisariam de 3 planetas Terra para suprir seus hábitos de vida, e a prática de Saúde de Alquimia Taoísta, que permitiu às pessoas voltarem a sorrir, ecoando gargalhadas e exalando a brisa da alegria e do bom humor - afinal de contas, se não for divertido, não é sustentável!

O Ecobairro tem atuado para implantar comunidades sustentáveis nos eixos urbanos baseados em seu DNA. E os Agentes Ecobairro cumpriram uma meta nobre, a de sair das paredes da sede e levar as práticas para o espaço coletivo - A PRAÇA - uma das poucas malhas verdes dos bairros sem muros.

O evento 8 Horas de ações sustentáveis visa interagir com a vizinhança sobre a importância de uma vida comunitária, de cidadania plena, bem como resgatar o vínculo com o lugar, para, num espírito de cooperação, melhorar as condições de vida de todos seres, dentro dos princípios da cultura de paz. Num verdadeiro gesto de "ouvir para compreender", a atividade permitiu observar como precisamos entender que os espaços públicos são de todos nós e representam uma parte da nossa CASA. Cuidar deles é fundamental, pois o que acontece fora de nossa CASA é fruto do que se passa dentro dela.

O número 8 foi escolhido porque o Ecobairro é composto por 8 núcleos, e a nossa vida urbana se divide em três turnos de 8 horas – para trabalho, outras atividades e o dormir. Então, ponha em cada 8 horas de sua vida a sustentabilidade e a paz, e você verá que cada dia será um novo dia. Fique atento para o nosso próximo encontro, venha e chame seu vizinho.

 

Lara Freitas e Paullo Santos

Coordenadores do Ecobairro - O Planeta é a nossa Casa.

www.ecobairro.org.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019