ATITUDE
- Edição 91 - Fev/2010
Denise Delfim

Cultura e Sustentabilidade

 

Muito se tem falado a respeito de Cultura e Sustentabilidade nos dias de hoje. Está claro o quanto é premente a necessidade de se rever conceitos e nossa própria visão de mundo nestes dias de terremotos, inundações e catástrofes. A preservação do meio ambiente depende de nossa consciência ecológica, educação e nosso alcance cultural.

Cultura é uma herança que recebemos das gerações anteriores, somada a novas tecnologias, conhecimentos e descobertas. Ela é a somatória de tudo o que está aí. Da história do cotidiano à história de nosso bairro. Você conhece a história de seu bairro? Você conhece o seu patrimônio cultural? Você já participou de alguma atividade que vise melhorar e preservar a sua comunidade? Você se preocupa com o destino do seu lixo?

Acreditamos que, para alcançar a sustentabilidade em nosso bairro, precisamos respeitar a diversidade cultural e sensibilizar as pessoas para reconhecer a necessidade de uma mudança interior, uma reorientação de vida, uma mudança de hábitos, para que alcancemos uma transformação planetária que abarque a reorientação de nossa visão de mundo, conduzindo à não separatividade, a uma nova abordagem cultural como meio de inserção do indivíduo na comunidade local e global. Portanto a Cultura é peça fundamental para a inserção do indivíduo dentro do todo e para se falar em sustentabilidade.

Como sustentar se não valorizarmos o conhecimento preexistente? Como preservar se não honrarmos o conhecimento das pessoas que nasceram e viveram em determinado local? Como não honrar a história como meio de planificar o futuro? Nós sempre falamos que a Cultura ilumina os homens... que ela pode mudar o destino da humanidade por meio da harmonia e da beleza... Nós acreditamos nisso! É isso o que nos move em busca de um planeta sustentável e belo.

Que nós possamos, unidos, pois sabemos que nada fazemos sozinhos, contar com a sua presença. Que todos se sintam mobilizados a participar deste processo de construção do novo. É em busca deste novo que o Ecobairro trabalha e planifica suas ações, contando sempre com o poder e o conhecimento de cada um de nós. Só falta agora você! Em breve divulgaremos nossas atividades culturais. Fique de olho!

Marcylia Campos – Nucleadora de Ecologia- Ecobairro
Celuta Wagner - Nucleadora de Cultura - Ecobairro

www.ecobairro.org.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019